MinC participa de aula inaugural de capacitação para gestores públicos

cursocearpa-300x181Gestores públicos, técnicos e conselheiros municipais de 43 municípios cearenses participam, nesta segunda-feira (18), do curso de capacitação para gestores públicos de cultura. A aula inaugural, às 19h, será no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) e reunirá 130 alunos, já inscritos.

A ação integra o programa desenvolvido pelo Ministério da Cultura (MinC), desde 2010, e compreende  atividades de formação gratuitas para gestores culturais com apoio de universidades e fundações nas cinco regiões do país. Nesta edição da capacitação, o MinC, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), fez parceria com a UFC e a Secretaria de Estado de Cultura do Ceará para a implementação do curso.

Para a aula inaugural, foi convidada a coordenadora-geral interina de Instrumentos de Gestão do Sistema Nacional de Cultura do MinC, Luisa Galiza, que representará o ministério na solenidade de abertura do curso, com conclusão prevista para novembro.

“A Secretaria de Articulação Institucional considera indispensável que as Secretarias de Cultura tenham iniciativas de fomento à qualificação cultural de seus estados. Dessa forma, quanto mais apropriação do tema as secretarias e instituições de ensino tiverem, mais efetiva será a qualificação da gestão e maior será o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura no país”, avalia Luisa Galiza.

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão e promoção de políticas públicas de cultura que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação (governos federal, estadual e municipal) para democratização do setor. Ele é a ponte entre o Plano Nacional de Cultura (PNC, que é decenal), estados, cidades e a União, ao estabelecer mecanismos de gestão compartilhada para a construção de políticas públicas culturais.

A adesão ao SNC é voluntária e poderá ser realizada por meio de um acordo de cooperação federativa. Apesar de não obrigatório, um dos compromissos ao aderir ao SNC é o de proporcionar formação aos gestores culturais.

Outros cursos

Atualmente, três cursos de formação de gestores estão em andamento. Eles estão sendo realizados na Região do ABC Paulista, em São Paulo; na Região do Xingu Transamazônica (Pará) e na Bahia, por meio da parceria com a UFBA e a Fundação Joaquim Nabuco.

Ainda para este ano estão previstos um curso piloto para 360 conselheiros de cultura de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado; um curso a distância em Administração Pública de Cultura para todo o Brasil com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e um curso de democracia digital e governança colaborativa, também para todo Brasil, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Confira aqui a programação.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Share