Dia de Reis será celebrado com cortejo pelas ruas da capital piauiense

Festa tradicional no calendário cristão, a festa de reis se inicia na véspera do natal e segue até o dia 06 de janeiro, que na tradição foi o dia que os três reis magos encontraram o menino Jesus. Para comemorar a data, o Reisado Boi Estrela, sob o comando do Mestre Branquinho, faz um cortejo nesta sexta-feira saindo do Theatro 4 de Setembro e percorrendo as ruas do centro até o Palácio de Karnak, a partir das 11h. O Reisado Boi Estrela já é tradicional em apresentações folclóricas em Teresina e participa todos os anos do Encontro Nacional de Folguedos. Há mais de 20 anos o grupo resgata a cultura popular através do Reisado e também incentiva a inclusão de jovens, para que a tradição não se perca ao longo do tempo.

“O Mestre Branquinho faz um trabalho espetacular com reisado e inclui jovens para que essa tradição tão nossa não acabe, vamos celebrar esse dia cantando e dançando pelas ruas do centro”, conta a diretora da unidade de articulação cultural da Secretaria Estadual de Cultura, Bid Lima.

A festa de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil durante a colonização. Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço, que dá o ar de animação à festa, fazendo a proteção do menino Jesus. Além desses personagens, os foliões dão o toque especial, seguindo o cortejo.

Marisa Oliveira / Ascom Secult Piauí

Share