MinC promoverá Semana Cultural Brasil-Colômbia

photo302398043493348293Como forma de retribuir o gesto de solidariedade demonstrado pelos colombianos no resgate às vítimas do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense, jornalistas e tripulação, o Ministério da Cultura (MinC) irá realizar a Semana Cultural Brasil-Colômbia. O projeto, ainda em fase de elaboração, prevê a realização de atividades culturais com artistas dos dois países em cidades colombianas.

O objetivo do projeto, segundo o Departamento de Promoção Internacional (Deint) do MinC, é estreitar ainda mais os laços entre Brasil e Colômbia. Estão previstas ações culturais nas cidades de Medellín – que coordenou resgate e homenagens aos jogadores mortos no acidente – e na capital Bogotá. A data de realização da semana Brasil-Colômbia será próxima à da Feira do Livro de Bogotá (Filbo), que será realizada entre os dias 25 de abril e 8 de maio.

Para o ministro Roberto Freire, há, em cada brasileiro, um sentimento de gratidão ao povo colombiano pela demonstração de compaixão após o trágico acidente aéreo. “Em tempos de conflitos e crises internacionais, a Colômbia mostrou ao mundo a humanidade do seu povo, que ora se reconcilia e sinaliza um novo caminho de paz e unidade nacional. Nós, brasileiros, queremos e devemos agradecer aos colombianos toda a fraternidade que recebemos neste episódio de dor”, afirma.

Na avaliação de Freire, nada mais justo e simbólico que oferecer uma semana cultural para celebrar essa unidade. “Queremos organizar uma programação de distintas linguagens artísticas, que reflita a diversidade e o diálogo cultural de nossos países, mas, principalmente, os valores que ambos os povos compartilham”, destaca.

Na próxima semana, o diretor do Deint, Adam Jaime Muniz, deverá definir com o ministro as atrações brasileiras que irão participar do projeto. “A intenção é levar grupos culturais que possam dialogar com artistas colombianos. A Embaixada do Brasil em Bogotá já está em contato com a Prefeitura de Medellín para fechar parcerias com os aparelhos culturais da cidade onde poderão ser realizadas as apresentações”, informa Muniz.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Share