PERNAMBUCO: Alto Santo Antônio receberá evento em homenagem a “Tribo Tupy Guarani de Camaragibe”, neste sábado (14)

Cartaz face - CaboclinhoNo próximo sábado, 14 de janeiro – o Projeto Fusca Cultural realizará mais um evento em Camaragibe, região metropolitana do Recife. Dessa vez, os moradores do Alto Santo Antônio poderão assistir a cerimônia de homenagem a Tribo Tupy Guarani.

Entre as atrações, está confirmada a presença da agremiação Boi Rubro-Negro (também conhecido como Boi de Dora), que fará uma apresentação de homenagem ao Caboclinho. Além dela, o evento contará com os shows do “Grupo Coco Catucá” e do “Forrozeiro Charles William”.

Haverá apresentação pela segunda vez consecutiva, do Grupo de Dança “As Ousadas”, do Ponto de Cultura Vivendo e Aprendendo, também da cidade. O Grupo “As Ousadas” é formado por mulheres com idades que variam de 30 a 70 anos e que fazem parte do curso de danças brasileiras oferecido pelo Ponto de Cultura e Centro Comunitário “Vivendo e Aprendendo”, em parceria com o Sesc São Lourenço. O grupo já existe há 03 anos e possui no repertório apresentações de pastoril, dança da fita e dança dos arcos.

Projeto Fusca Cultural

O projeto tem como objetivo realizar eventos visando agraciar grupos populares do município, promovendo, assim, um intercâmbio cultural, o resgate e a preservação da memória destas manifestações e das comunidades nas quais estão inseridas em Camaragibe.

De maneira inclusiva, o projeto busca através dos seus eventos promover uma atenção toda especial às pessoas com deficiência e portadoras de necessidades especiais, além de estimular a participação das mesmas nas cerimônias; fazendo com que elas possam conhecer um pouco mais da cultura do município.

O Fusca Cultural conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Os eventos são realizados gratuitamente nas comunidades em que os grupos de cultura popular estão inseridos, oferecendo acessibilidade a todos, pois estão sendo realizados ao ar livre, em ruas de fácil acesso das localidades, proporcionando, assim, também, a formação de novas plateias, que ainda não conhecem o trabalho das agremiações.

Ao todo serão realizados oito eventos com frequência mensal. Em cada mês, um grupo de cultura popular será homenageado em sua própria comunidade. Para homenagear esta manifestação, outro grupo de cultura popular tradicional de outro bairro do município será convidado a se apresentar e entregar uma placa em reconhecimento à importância cultural da agremiação homenageada para a cidade.

Serviço:

Projeto Fusca Cultural
Data: 14 de janeiro de 2017
Hora: A partir das 20h
Local: Alto de Santo Antônio – Rua Daise Correia de Araújo

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*