Minc realiza curso semipresencial sobre elaboração de Planos Municipais de Cultura

selo-snc-460x460O Ministério da Cultura (MinC) realizará, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma Formação para a Elaboração de Planos Municipais de Cultura em ambiente de aprendizagem à distância. Contando com dois encontros presenciais, o objetivo é formar gestores, técnicos, conselheiros e/ou lideranças de cultura de 400 municípios do país, que contam com até 50 mil habitantes.

Em Pernambuco, 40 cidades foram pré-selecionadas, e poderão indicar duas pessoas: um representante do órgão municipal de cultura, e um representante da sociedade civil. Também há mais 400 vagas para universidades e instituições nas cinco regiões do Brasil, devendo os inscritos comprovarem que integram os quadros fixos/permanentes das instituições candidatas, ou que possuem contratos/vínculos de trabalho com as mesmas.

Os participantes devem ter o ensino médio completo, e conhecimentos de informática. A carga horária semanal de dedicação de 10 horas, sendo duas obrigatórias de interação com o tutor, e as demais dedicadas a estudos e troca de informações on line. Não há taxa de inscrição, nem custos de materiais didáticos ou de mensalidades. Porém, as despesas de transporte, hospedagem e alimentação nos encontros de abertura e de encerramento do curso, em locais ainda a definir, serão por conta do inscrito.

Com duração de sete meses (252 horas), o curso tem início previsto para abril de 2017. A primeira fase da formação abordará conceitos relacionados à cultura e as políticas públicas no âmbito do Sistema Nacional de Cultura. Já a segunda fase dará ênfase à elaboração do Plano Municipal de Cultura, preparando o participante para desenvolvê-lo em todas as suas etapas.

Pré-Inscrições – As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, através do envio de informações ao e-mail planosmunicipais2017@gmail.com, até o dia 24 de março de 2017.

As prefeituras devem indicar os telefones (fixo e celular), e-mail e o nome completo de um(a) servidor(a) responsável pelo órgão municipal de cultura e/ou do Sistema Municipal de Cultura, e de um(a) representante da sociedade civil do Conselho, do Fórum e/ou liderança cultural. O representante da sociedade civil poderá ser indicado pelo Conselho Municipal de Política Cultural, entre seus membros; na ausência do Conselho, recomenda-se a indicação de uma liderança da área cultural.

Já os representantes de universidades e instituições devem informar o seu nome completo, cargo ou função, nome da instituição e telefones (fixo e celular).

Municípios de Pernambuco com até 50 mil habitantes, selecionados para a formação

Águas Belas Itapissuma
Araçoiaba Itaquitinga
Bodocó Jatobá
Bom Jardim Joaquim Nabuco
Bonito Jupi
Brejão Jurema
Brejo da Madre de Deus Manari
Cabrobó Orocó
Caetés Pedra
Canhotinho Quipapá
Capoeiras Santa Cruz
Carnaíba São José do Egito
Catende São Vicente Ferrer
Exu Tabira
Feira Nova Triunfo
Ferreiros Tupanatinga
Granito Tuparetama
Ilha de Itamaracá Venturosa
Itaíba Verdejante
Itambé Vicência

Plano Municipal de Cultura – Instrumento de gestão de médio e longo prazo, através do Plano de Cultura o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo, tendo uma duração de dez anos. O Plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implementação. A partir das diretrizes definidas pela Conferência de Cultura, que deve contar com ampla participação da sociedade, o Plano é elaborado pelo órgão gestor com a colaboração do Conselho de Política Cultural, e ser encaminhados pela Prefeitura para aprovação da Câmara de Vereadores, a fim de que, transformados em leis, adquiram a estabilidade de políticas de Estado.

SERVIÇO
Formação para a Elaboração de Planos Municipais de Cultura em ambiente de aprendizagem à distância
Pré-Inscrições: Até 24 de março de 2017, através do e-mail planosmunicipais2017@gmail.com
Informações: Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura (MinC)
Fones: (61) 2024.2336/2191/2287/2346/2335
e-mail: formacao.snc@cultura.gov.br / sadi@cultura.gov.br

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*