Culinária vegetariana de inspiração ancestral é tema de evento na mata de Dois Irmãos, no Recife

Firmando seu axé na emancipação alimentar, a Dhuzati Coletiva Antiespecista Artesanal apresenta uma ação que intersecciona o antiespecismo – através da culinária vegetariana estrita – e o antirracismo – através do resgate histórico da culinária afro-brasileira e da investigação da culinária africana.17973830_1452639468120935_5596097636791410554_oMuito mais uma ação direta que um evento, o Africalimente-se traz o protagonismo negro para a construção de um veganismo que possa unir vidas humanas e não humanas contra as opressões estruturais através da prática de uma culinária criativa e combativa. Sempre com um cardápio variado e com apresentações artísticas, todas e todos são convidadas a entrar na mata de Dois Irmãos para experimentar o sabor da descolonização.

Nesta edição, a performance musical ficará a cargo da interpretação visceral de Aninha Martins, cantora recifense dona de uma poderosa voz. Aninha já integrou projetos como Sabiá Sensí­vel, Dmingus e a Kazoo Orquestra, Matheus Mota e o Grupo Varal, e recentemente lançou em trabalho solo o single Útero. A apresentação vai contar com a participação de Jonatas Onofre, poeta, músico, editor de zines e compositor pernambucano. Completando a noite, a DJ residente Sarita de Gzuis, paraense, filha de tacacazeira, que enfrenta com irreverência a luta cotidiana de uma sociedade opressora, transfóbica e intolerante.

De perspectiva anarquista, transfeminista, antiracista, anticivilizatória e com protagonismo periférico, a Dhuzati Coletiva visa o empoderamento de corpos dissidentes ao heteropatriarcado através da emancipação alimentar, investigando e experimentando fazeres descoloniais e não convencionais para criar uma outra culinária que enfraqueça as influências do capitalismo em nossas existências.

APRESENTANDO:
Aninha Martins com participação de Jonatas Onofre
DJ Residente Sarita de Gzuis

CARDÁPIO:
Acarajé com Vatapá (10$) *com opção para meia porção
– Bolinhos de feijão macassar com amendoim acompanhados de creme de biomassa com castanhas, leite de coco e azeite de dendê.

Isu Rogodo com Chermoula (10$) *com opção para meia porção
– Bolinhos de Inhame cozido e temperado, empanados com gergelim branco acompanhados de molho à base de coentro, pimentão e gengibre refogados.

Xinxim de Jaca com Efó (15$)
– Postas de jaca ao creme de amendoim, castanhas, azeite de dendê e leite de coco acompanhado de refogado de taioba com pata-de-vaca.

Shahan Ful com Efó (15$)
– Favas cozidas e amassadas refogadas com cebola, pimentão e tomate acompanhado de refogado de taioba com pata-de-vaca.

SOBREMESA:
– Banana Frita com Canela (4$)
Fatias de banana frita e caramelizada com canele em pó.

SUCOS DE FRUTAS DA ESTAÇÃO (2$)

CERVEJA PURO MALTA (5$)

SERVIÇO:
Africalimente-se: Culinária Vegana de Inspiração Ancestral
Dhuzati Coletiva Antiespecista Artesanal
Rua da Biblioteca da UFRPE, Casa Lilás
Dia 29 de abril, a partir das 19h

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*