Noite de chorinho é promovida pela Escola de Música e Clube do Choro em São Luís (MA)

O Dia Nacional do Choro será comemorado em São Luís nesta quinta-feira (20), a partir das 19h, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, centro histórico, numa noite que reunirá grupos musicais e apreciadores do gênero. Promovido pela Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), o evento tem entrada franca e conta com a parceria do Clube do Choro do Maranhão, entidade que reúne todos os grupos musicais e instrumentistas do gênero no estado.pixinguinhaConfirmadas as participações dos grupos Regional Tira-Teima, Instrumental Pixinguinha, Chorando Calado, Cantinho do Choro, Os Cinco Companheiros, Urubu Malandro, Deu Branco e o Núcleo de Choro do Maranhão, formado por ex-alunos da Escola de Música. Também participam os alunos da Escola de Música do Maranhão e dos cursos de música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

As comemorações do Dia Nacional do Choro acontecem em São Luís desde 2002. A data oficial é celebrada em 23 de abril, dia do aniversário de Pixinguinha. Este ano, o marco é o  aniversário dos 120 anos de Pixinguinha.

Um dos idealizadores do evento, o professor da Escola de Música, Raimundo Luiz, lembra que o evento já é uma tradição na cidade. “Além de ser um belo espetáculo e reunir os mestres e mestras instrumentistas, é uma oportunidade de confraternização das pessoas que estudam, praticam e divulgam o choro”, ponderou.

O homenageado do evento será o saxofonista Zequinha do Sax (1940-2017), in memorian. Falecido no último dia 11 de abril, José Raimundo Silva Gomes, o Zequinha do Sax, nasceu em Rosário e herdou do pai, também músico, o gosto e o talento pela música. Zequinha gravou vários discos de música instrumental e participou de diversos grupos musicais em São Luís onde morou até a sua morte.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*