Secult Pernambuco abre inscrições para oficinas gratuitas de haikai e poesia confessa

Quem gosta de poesia tem até o dia 27 de junho pra se inscrever em duas oficinas sobre o assunto: A Oficina de Haikai, com Carlos Seixas; e LAB | Oficina de Poesia Confessa, sob a orientação do escritor Steffani Marion (SP). As inscrições são gratuitas e a iniciativa é uma ação da Coordenadoria de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Para participar, os interessados devem enviar e-mail para literatura.secultpe@gmail.com, com o nome da oficina (no assunto do e-mail), uma breve carta de intenções (de 5 a 10 linhas, no corpo do e-mail), além de fornecer nome completo, contatos e data de nascimento.

Segundo Mariane Bigio, coordenadora de Literatura da Secult-PE, a poesia traz inúmeras possibilidades através dos variados estilos, formas, tipos de versos, de estrofes e temas, que parece inesgotável a fonte das abordagens possíveis. “As oficinas de Haikai e de Poesia Confessional são recortes dentro desse enorme leque. São mergulhos singulares, em águas de profundidades distintas; distintos são também os visuais proporcionados em cada experiência. Da complexidade sintética dos haikais à densidade de um texto que expõe uma confissão poética, o pré-requisito é o mesmo: respirar fundo e saltar de cabeça”, explica.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Interessados podem participar do LAB | Oficina de Poesia Confessa módulo II, que já aconteceu este ano na Torre Malakoff

O escritor e crítico literário Carlos Seixas (PE) ministra a Oficina de Haikai no Espaço Pasárgada, nos dias 3 e 4 de julho, das 14h às 17h. A vivência é voltada para escritores, estudantes e interessados em Literatura. Na ocasião, os participantes entrarão em contato com o gênero poético haikai, originário do Japão: um poema de três versos que prima pela concisão e objetividade. Será destacada ainda a origem do poema, suas características, além da apresentação dos autores japoneses e brasileiros que utilizam esta forma poética como expressão.

Devido ao sucesso do primeiro encontro, o LAB | Oficina de Poesia Confessa, sob o comando do escritor Steffani Marion (SP), abre inscrições para o Módulo II. Além dos participantes da etapa anterior, poderão se integrar ao grupo outros interessados na Poesia Confessional. O LAB se mantém na Torre Malakoff, que recebeu os primeiros confessos de portas (e janelas) abertas. Os encontros serão nas tardes de 05 a 07 de julho, sempre das 14h às 17h.

Serviço
Oficina de Haikai
Facilitador: Carlos Seixas (PE)
3 e 4 de julho | 14h às 17h
Espaço Pasárgada (Rua da União, 263, Boa Vista – Recife)
Gratuito | Inscrições até dia 27/06 pelo e-mail literatura.secultpe@gmail.com

LAB | Oficina de Poesia Confessa – Módulo II
Facilitador: Steffani Marion (SP)
5, 6 e 7 de julho | 14h às 17h
Torre Malakoff (Praça do Arsenal, S/N, Bairro do Recife – Recife)
Gratuito | Inscrições até dia 27/06 pelo e-mail literatura.secultpe@gmail.com

Share