Biblioteca Nacional premiará obras em nove categorias

premio-literatura-2017-interna

Autores, projetistas gráficos e tradutores de obras inéditas publicadas no Brasil, em português, no período de 1º de maio de 2016 a 30 de abril de 2017, têm até 8 de agosto para se inscrever no Prêmio Fundação Biblioteca Nacional de Literatura Edição 2017. O edital premia profissionais em nove categorias: Poesia (Prêmio Alphonsus de Guimaraens), Romance (Prêmio Machado de Assis), Conto (Prêmio Clarice Lispector), Tradução (Prêmio Paulo Rónai), Ensaio Social (Prêmio Sérgio Buarque de Holanda), Ensaio Literário (Prêmio Mario de Andrade), Projeto Gráfico (Prêmio Aloísio Magalhães), Literatura Infantil (Prêmio Sylvia Orthof) e Literatura Juvenil (Prêmio Glória Pondé). O primeiro colocado de cada categoria receberá R$ 30 mil.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, por via postal, inclusive para os residentes no Rio de Janeiro. A documentação deve ser enviada para a sede da Fundação Biblioteca Nacional, entidade vinculada ao Ministério da Cultura, no seguinte endereço:

Prêmio Literário 2017
Fundação Biblioteca Nacional – FBN
Ao Centro de Cooperação e Difusão – CCD
Rua Debret, 23 – 8º andar /sala 808
Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20030 – 080

 🔎Edital e anexos

As inscrições devem estar preenchidas por completo e assinadas juntamente com os formulários dos anexos I e II, com letra legível ou no formato digital (disponível ao lado), além de quatro cópias da obra impressa para avaliação da comissão julgadora. Os anexos estão também disponíveis neste link.

Outro requisito para participação é a obra estar em dia com o cumprimento da Lei do Depósito Legal (comprovante deve ser anexado à inscrição). O depósito legal é obrigatório em todo o Brasil e determina o envio à Biblioteca Nacional de um exemplar de todas as publicações produzidas no País.

As obras serão analisadas por uma comissão julgadora para cada categoria, composta por três profissionais especialistas de cada área, cuja nomeação será publicada em portaria da Presidência da Fundação Biblioteca Nacional.

Entre os critérios de avaliação estão: qualidade literária, originalidade e contribuição à cultura nacional. A FBN divulgará as três melhores obras de cada categoria em seu endereço eletrônico www.bn.gov.br, sem as respectivas pontuações. Os nomes dos premiados serão anunciados em cerimônia de premiação na sede da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, prevista para 27 de novembro.

Dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail premioliterario2017@bn.gov.br ou pelo telefone (21) 2220-2796.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações da Fundação Biblioteca Nacional

Share