Ser jovem na periferia: projeto Diálogos da FBN discute o tema

fbn-entrevista-interna (1)

“Ser jovem na favela é disputar narrativa. É fazer enquanto se tenta sobreviver”. Foi assim que o comunicador Raul Santiago, de 28 anos, sintetizou a vida dele e de jovens do Complexo do Alemão, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, composto por 15 comunidades.

Santiago é articulador do coletivo Papo Reto, focado em um jornalismo independente – que transforma moradores em repórteres. Ele foi um dos três convidados da terceira edição do projeto Diálogos, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). O evento é realizado todas as quintas-feiras.

Com curadoria e mediação da jornalista Helena Celestino, o debate também contou com a participação do defensor público Daniel L.C. Lopes e de Eliana Silva, diretora da Redes de Desenvolvimento da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Maré, que atua em cinco áreas: arte e cultura, comunicação, desenvolvimento urbano, educação e segurança pública.

A vivência de cada um deles foi compartilhada com o público que participou do projeto Diálogos nessa quinta-feira (6/7), na sede da FBN, no centro do Rio. Questões como a guerra às drogas, o preconceito, a dificuldade de conseguir emprego, a falta de políticas públicas para desenvolvimento das comunidades de periferia e a criatividade e as iniciativas culturais e de lazer criadas pelos moradores dessas comunidades foram levantadas durante o bate-papo, que foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da BN e podem ser revistos na íntegra neste link.

Próximas edições

Na próxima quinta-feira (13), o projeto Diálogos abordará o tema “Feministas querem o poder” e terá como convidadas a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e a doutora em Relações Internacionais Manoela Miklos.

Em 20 de julho, será a vez de tratar das “Vozes da literatura negra”, com a escritora Ana Maria Gonçalves e o ator Lázaro Ramos, cuja presença ainda está a confirmar.

E, para encerrar a programação deste primeiro mês de Diálogos, na última quinta-feira do mês de julho (27), a literatura contemporânea será discutida com participação do escritor Daniel Galera.

Acompanhe os programas nas redes sociais do MinC e da BN.

Assessoria de Comunicação

Ministério da Cultura

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*