Brasil assume vice-presidência do Conselho Intergovernamental do Iberbibliotecas

iberbibliotecas-sp-interna

O Conselho Intergovernamental do Programa Ibero-Americana de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) elegeu nova diretoria para os próximos dois anos. O Brasil foi eleito vice-presidente e trabalhará em conjunto com a Costa Rica, eleita presidente do grupo. Integrantes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), vinculado ao Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC), representarão o Brasil no conselho.

O Brasil participa do Iberbibliotecas desde 2012, mas é a primeira vez que ocupa cargo de coordenação.  Além do Brasil, fazem parte do programa Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai, Peru e as cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia).

O Iberbibliotecas tem o objetivo de promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação, aprimorar os serviços das bibliotecas públicas e comunitárias e promover a troca de experiências entre elas. A atuação se dá por meio de três frentes principais: cursos, concursos e estágios.

De acordo com a coordenadora geral do Sistema nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Dandara Baçã, fora as reuniões anuais e eventuais extraordinárias, o contato entre os membros do Iberbibliotecas se dá por meio virtual. “Na última reunião (realizada de 27 de junho a 1º de julho, em Buenos Aires), o Brasil deu contribuições quanto a organização dos cursos, revisão dos regulamentos, direitos autorais dos cursos, sistema para gestão das inscrições e organizações das notas e também foi fechada uma parceria com o sistema de bibliotecas do México para tradução dos manuais que eles disponibilizam para bibliotecários”, informou.

Estágio no Brasil

Neste ano, o Brasil é quem promoverá a segunda edição do estágio para bibliotecários organizado pelo programa. Podem se inscrever bibliotecários de bibliotecas públicas e comunitárias dos países e cidades integrantes. A participação será custeada pelo próprio Iberbibliotecas e está limitada a três participantes por país ou cidade integrante do Programa.

Durante uma semana, os 27 bibliotecários selecionados farão visitas, contatos e intercâmbios com instituições do setor. A previsão é que o estágio ocorra em novembro, em São Paulo.

Os interessados em concorrer a uma das vagas de estágio têm até 21 de julho para enviar proposta ao e-mail iberbibliotecas@cerlalc.org. Mais detalhes em http://www.iberbibliotecas.org/estagios/.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*