BAHIA I Festival da Canção abre inscrições para músicos de Irecê e 20 cidades vizinhas

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para o Festival da Canção do Território de Irecê, o FestCanti, programado para os dias 17 e 18 de novembro, com o objetivo de valorizar a música popular e contribuir para o fortalecimento da cultura musical. Basta que o concorrente envie para o e-mail festcanti@gmail.com a ficha de inscrição, a cópia da letra e a gravação da música em formato mp3.

O Festival da Canção do Território de Irecê é um dos projetos contemplados no Edital Territórios Culturais, proposto pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), com recursos do Fundo de Cultura.

Segundo seus organizadores, o festival visa também criar espaços para intercâmbios, trocas e divulgação de músicos e compositores do Território de Irecê, localizado na região central do Estado. Podem concorrer moradores que estejam há pelo menos dois anos nos municípios de Irecê América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Uibaí, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu e João Dourado.

Também são esperadas no FestCanti, inscrições de outros municípios que integram o Território de Irecê, como Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel e Xique-Xique. Cada concorrente poderá inscrever até duas músicas, classificando uma delas. A canção terá duração máxima de cinco minutos e não poderá ter sido gravada comercialmente antes de sua apresentação. A fase eliminatória terá 20 composições e acontecerá no dia 17 de novembro. Para a grande final, no dia seguinte, serão classificadas 10 músicas. As duas fases serão realizadas na Praça Largo da Pátria, no município de São Gabriel.

Os concorrentes do Festival da Canção do Território de Irecê terão à disposição, aparelhagem de som completa: os instrumentos e músicos arranjadores ficarão por conta dos participantes. O primeiro ao décimo lugares terão premiação de R$ 1,5 mil, cada. A ficha de inscrição e mais informações estão disponíveis no site https://festcanti.wixsite.com/festcanti.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

festcanti

Share