Direitos autorais de intérpretes do audiovisual é debatido pelo MinC

IMG_1398.JPG

(Foto: Acácio Pinheiro / Ascom MinC)

O reconhecimento dos direitos autorais dos intérpretes do audiovisual, em especial os atores, foi objeto de debate durante audiência realizada na manhã desta terça-feira (12) entre o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o Diretor Geral da Inter ArtisBrasil, Victor Drummond e o ator Jorge Pontual, que também integra o conselho da entidade.

Para o ministro, os direitos autorais de atores e atrizes representam um desafio a ser enfrentado. “Não razão para que os intérpretes do audiovisual não tenham direitos autorais equivalentes aos dos músicos”, exemplificou Sérgio Sá.

“Os atores, em especial, são vítimas de uma injustiça histórica, que é a desconsideração de seus direitos autorais e qualquer recebimento pelo uso das obras das quais participam”, destacou Victor Drummond.

Cobrança

As entidades de gestão coletiva, como a InterArtis, precisam estar habilitadas pelo Ministério da Cultura para poder iniciar suas atividades de arrecadação de direitos autorais. A habilitação da InterArtis está sendo analisada pelo Departamento de Direitos Autoriais do MinC.

Share