MinC l Mais doze municípios aderem ao Sistema Nacional de Cultura

snc-novos-municipios-interna (1)

O Sistema Nacional de Cultura (SNC), instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas culturais criado pelo Ministério da Cultura (MinC), passa a contar, a partir desta sexta-feira (13), com a participação de mais 12 municípios. São eles: Aiuaba (CE), Candiba, Jandaíra, Paramirim (BA), Bernardinho de Campos, Santa Clara D’Oeste (SP), Cerrito, Dona Francisca (RS), Cianorte (PR), Jataúba (PE), Laranjal (MG) e São José dos Quatro Marcos (MT). Com as novas adesões, publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (13), o SNC passa a contar com a participação de 2.495 municípios brasileiros.

Após a adesão ao SNC, estados e municípios podem aprimorar a gestão cultural, com a criação de órgão de gestão local, conselho de política cultural, conferência, plano de cultura e sistema de financiamento. A assinatura do acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura, marca a adesão ao sistema.

O Ministério da Cultura realiza oficinas para capacitação dos gestores e conselheiros municipais de cultura. Com isso, o MinC tem buscado oferecer aos municípios as condições técnicas apropriadas para a integração ao Sistema Nacional de Cultura.

Outros municípios

No dia 6 de outubro, o MinC anunciou a adesão de outras sete cidades: Bastos (SP),  Brasópolis, Campanha, Carvalhópolis, Rio Acima (MG), Cruzeiro do Oeste (PR) e Lagoa Vermelha (RS). Neste ano, 255 municípios ingressaram no SNC.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*