MINC | Brasil e Portugal debatem cooperação na área audiovisual

JAN_9219.JPG

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e o presidente do Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal (ICA), Luís Chaby, discutiram, em reunião nesta terça-feira (9), oportunidades de cooperação cultural entre Brasil e Portugal em projetos audiovisuais. Entre os temas debatidos esteve a retomada do Programa CPLP Audiovisual, voltado ao fomento e à produção de conteúdos audiovisuais por meio da implantação de uma rede colaborativa entre países de língua portuguesa

Outro tema debatido foi a criação de um festival de cinema que reúna produções cinematográficas dos dois países. “Uma semana de festival que poderia ser realizado em duas cidades de cada país, com exibições, por exemplo, em São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Porto. Idealmente, poderia ser uma organização privada, mas com Brasil e Portugal na liderança do evento. É uma maneira de dar um sentido prático a essa integração entre os dois países”, afirmou Sá Leitão. A expectativa é que o festival seja realizado no final do segundo semestre deste ano.

De acordo com o ministro, o Brasil já conta com exemplos bem-sucedidos de festivais internacionais que ocorrem tradicionalmente no País. “O Festival de Cinema Francês Varilux, que começou em poucas cidades, hoje se estendeu por muitas outras cidades do Brasil e entrou para o calendário de exibições cinematográficas nacionais”, exemplificou.

Na avaliação de Luis Chaby, o encontro permitiu o surgimento de ideias positivas que poderão ser implementadas em um futuro próximo. “Para nós, foi uma reunião muito proveitosa, na qual tivemos a oportunidade de conversarmos sobre projetos em comum entre Brasil e Portugal. Não somente aqueles que envolvem nossos países, mas também as nações ibero-americanas. Não tenho dúvidas de que deste encontro com o ministro Sá Leitão irão render coisas boas, novas ideias, bons projetos”, elogiou.

Também participaram da reunião Paula Alves, do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, o secretário do Audiovisual do MinC, João Batista Silva, e o diretor do Departamento de Promoção Internacional do ministério, Adam Muniz.

Sobre o CPLP Audiovisual

O Programa CPLP Audiovisual é uma iniciativa de fomento à produção e difusão de conteúdos audiovisuais nos países membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Entre as atividades já realizadas pelo programa estão os editais DOCTC CPLP, voltado ao fomento à produção de documentários, e FICTV CPLP, voltado a obras de ficção. Foi apoiada a produção de um documentário e um filme de ficção em cada um dos países da comunidade lusófona.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*