MARANHÃO: “Carnaval de Todos 2018” terá programação diversificada valorizando a cultura maranhense

MARCA-CARNAVAL-VETORIZADA-02-1-768x543A programação do ‘Carnaval de Todos 2018’ está garantindo cinco dias de festa em vários pontos de São Luís. Realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a Prefeitura de São Luís e com o apoio cultural do Grupo Mateus, a festa foi planejada para garantir a participação de toda a família com muita diversão e segurança.  A abertura dos circuitos oficiais acontece na sexta-feira 9, a partir das 18h. Nos demais dias a programação tem início às 16h.

“Fizemos um planejamento para garantir que a festa ocorra com segurança e tranquilidade para a população. Nós teremos um grande reforço de policiais, contando, também, com apoio da Prefeitura através da Guarda Municipal, Blitz Urbana e SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência].”, detalhou o Secretário Estadual da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

O circuito Madre Deus terá cinco dias de folia a começar pela sexta-feira com o que há de mais tradicional no carnaval maranhense com blocos organizados, tambor de crioula e shows de artistas locais.

Para a programação do segundo dia de festa oficial do Governo, o  Ceprama será palco  do baile dos alternativos com a participação dos Blocos Confraria do Copo, Jegue Folia, O Bloco do Reggae, Sem limite, Bloco 24×48, Bloco Samba di Rua e Bloco do Jacaré.

Ainda no sábado, a Praça da Lagoa e o APA do Itapiracó terão uma programação voltada para a criançada com brincadeiras e atrações infantis que foram pensadas para a toda família.

O bailinho infantil a ser realizado no Espigão Costeiro, promete esquentar à tarde do domingo 11, com apresentações culturais e muita folia para a criançada curtir o ‘Carnaval de Todos’ com segurança e comodidade. A Polícia Militar do Maranhão (PMMA), juntamente com o Corpo de Bombeiros (CBMA) estarão presentes para garantir a segurança dos brincantes. Contando com um ambiente agradável e seguro, o Espigão é uma opção para a garotada extravasar e brincar o carnaval.

O Circuito da Beira-Mar terá inicio no domingo e segue a até terça–feira 13, com blocos alternativos comandados por artistas locais. A concentração dos Blocos de Trio e jardineiras será na a Praça Maria Aragão com chegada à Praça Manuel Beckman, próximo ao Viva Beira-Mar.

“O circuito dos blocos alternativos na Beira-Mar foi um sucesso ano passado, e esse ano vamos fazer um circuito ainda melhor. Os blocos terão participações especiais de artistas nacionais, mas quem fica com o comando dos blocos são artistas maranhenses. Assim, garantimos a valorização dos nossos artistas e da nossa Cultura”.  Explicou o secretário Diego Galdino.

Durante os dias de folia, os Blocos Afros irão abrir o circuito às 16h com um Banho de Axé, logo em seguida, os Blocos alternativos continuarão a festa fazendo a alegria do folião.

No domingo (11), o “Bloco do Lamparina” faz a abertura do circuito com o grupo Lamparina, Gaby Amarantos, Pinduca e Manobloco, comandado pelo cantor maranhense Mano Borges. Na Segunda-feira (12), é a vez do “Bloco Bota pra Moer” dá início a programação do Circuito Beira-Mar, com Criolina, Elza Soares e outros convidados.

E para encerrar a festa, na terça-feira (13), a folia começa com o “Bloco Bittencá e Acolá”, que promete colocar todo mundo para dançar com Flávia Bittencourt, Maria Gadú e Bicho Terra. Neste dia, o circuito será fechado pelo “Bloco Samba, Carnaval e Argumento” encerra o circuito Beira mar com o grupo Argumento, Péricles e Fundo de Quintal.

O Carnaval de Todos 2018 irá acontecer em vários pontos turísticos da cidade, levando brincantes de todas as partes para as ruas, ao som das mais consagradas bandas de carnaval de São Luís.

“A proposta é valorizar a tradição, privilegiando ritmos e atrações típicas do Carnaval maranhense. Teremos dias de muita festa, idealizada com base no que já há de melhor na cidade neste período ao longo dos anos, mas, trazendo, também, algumas novidades”, finalizou o Secretario de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Share