PERNAMBUCO: Morre Mestre Afonso, do Maracatu Leão Coroado

14704636162_acf3a6cb52_z

O maracatu de baque virado perdeu, na noite deste domingo (15), um de seus mais importantes mestres. Afonso Aguiar, mestre da Nação de Maracatu Leão Coroado, faleceu, aos 70 anos,  em Olinda.

Segundo amigos próximos, Afonso sofreu um infarto fulminante durante a realização de um toque em seu terreiro, no bairro de Águas Compridas, no Recife.. O velório deve acontecer no próprio terreiro onde o mestre exercia a função de liderança.

Afonso Aguiar estava à frente do Maracatu Leão Coroado desde 1997. Ele foi o sucessor do Mestre Luíz de França, uma das maiores referências da cultura do baque virado em Pernambuco. Além de liderar a nação centenária – o Leão Coroado é uma das mais antigas nações de baque virado em atividade no Estado, com 155 anos de história,  reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco -, Mestre Afonso viajava o mundo ensinando os fundamentos do maracatu e, também, estava à frente da Associação de Maracatus de Olinda (AMO).

Nas redes sociais, batuqueiros de várias nações e apreciadores do maracatu prestaram suas homenagens ao mestre. A Associação de Maracatus Nação de Pernambuco comentou: “A cultura negra e os maracatus nação estão em luto”; os perfis das nações Almirante do Forte e Cambinda Estrela também prestaram homenagens.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*