BAHIA: Projeto Petiz realiza programação para a família com feira de troca de livros e brinquedos

unnamed

No próximo dia 21 de abril (sábado), o projeto Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude  promoverá a segunda edição da “Feira do Troca-Troca”, no Espaço Xisto, no Complexo dos Barris 13h30 às 17h, com acesso gratuito. A Feira é um espaço destinado à solidariedade e ao consumo consciente, através trocas de livros e brinquedos entre as crianças. Os interessados deverão levar os artigos em bom estado e a criançada poderá ainda participar de oficinas artísticas, sessão de cinema com curtas e animes, além de visitar a exposição “Lanterna Mágica – Audiovisual, Interação e Ludicidade” que conta com a curadoria de Aline Terra Nova, Roque Araújo e Simone Lopes.

A Feira foi idealizada como uma maneira engajada e divertida de repensar a forma de consumo de adultos e crianças, estimulando assim a prática da troca brinquedos, ao invés da compra. A iniciativa serve para sensibilizar as pessoas sobre as consequências do consumismo infantil e minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dele. Este ano, essa ação do projeto Petiz conta com a parceria da DIMAS – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia – e traz também em sua programação um conteúdo pensado na importância da constituição de um ambiente de interação e ludicidade para crianças e jovens dentro da arte do cinema.

Ao adentrar o espaço, o clima de ludicidade já pode ser notado pelas famílias, que após essa recepção divertida, pode aproveitar a troca de brinquedos e livros entre os pequenos e seus familiares. Ao longo da tarde, todos poderão visitar na galeria Pierre Verger (lateral), a exposição “Lanterna Mágica – Audiovisual, Interação e Ludicidade”, que conta um pouco da história do cinema baiano, através de uma proposta lúdica com enfoque infantojuvenil.

Pais e filhos terão a oportunidade de se divertir juntos nas oficinas: “É brincando que se aprende: oficina de educação musical”, onde participantes serão estimulados a experimentar e explorar as possibilidades sonoras com o uso de diversos objetos e “De onde vem o som desse tambor? – contação de história e confecção de tambores”, que pretende, a partir da apreciação da contação da Lenda do Tambor Africano, confeccionar pequenos tambores utilizando material reciclado e proporcionar uma breve experiência de musicalização. As duas oficinas serão ministradas por integrantes do Pé de Causos – Trupe de Contadores, grupo atuante em Salvador, com contação de histórias em bibliotecas e escolas públicas, e formado por Maju Fiso – Artista visual e educadora, Alexandre Geisler – ator e educador e Valnei Santos – músico e educador. Para participar das oficinas artísticas, não será necessária inscrição prévia, entretanto as vagas são limitadas.

No encerramento da ação, será realizada uma grande sessão de cinema, com curtas-metragens e animes na Sala Alexandre Robatto. Neste espaço a plateia terá trânsito livre e os títulos que serão exibidos estarão disponíveis no site do projeto www.festivalpetiz.com.br.

O Petiz, através da Feira do Troca-Troca, busca despertar em pais e filhos o olhar sobre a importância de uma programação em família, que estimula a socialização, colaboração e criatividade das crianças, desde a escolha do item a ser trocado, até a descoberta de novas possibilidades de interação e consumo. Ações como esta permitem resignificar as relações em família e estimular o consumo consciente.

Contemplado no edital Dinamização de Espaços Culturais da Bahia 2016, o PETIZ tem o propósito de potencializar a fruição artística no processo que envolve o encontro da criança com a obra e é uma idealização da C.R.I.A.R.E – Projetos Culturais e Educacionais, coordenada por Poliana Bicalho, arte-educadora, produtora e mediadora cultural em conjunto com a BERÊ PRODUÇÕES, coordenada por Renata Berenstein, psicóloga, arte-educadora e diretora teatral.

 

Serviço:

O que:  Feira do Troca-Troca (troca de brinquedos e livros, exposição, oficinas artísticas, sessão de cinema de curtas e animes)

Data: 21 de abril

Local: Espaço Xisto Bahia – Rua General Labatut, 27 – Barris

Horário: 13h30 às 17h

Gratuito

Informações: www.festivalpetiz.com.br

Idealização: C.R.I.A.R.E – Projetos Culturais e Educacionais e Berê Produções

Parceria: Diretoria de Audiovisual – DIMAS Fundação Cultural do Estado da Bahia

Apoio financeiro: Governo da Bahia | Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*