PERNAMBUCO: Semana Manuel Bandeira celebra os 132 anos do poeta modernista

Manuel-Bandeira

(Foto: Divulgação)

Uma década. 3.500 pessoas alcançadas. E uma série de ações em torno da obra de Manuel Bandeira. É com esse espírito festivo que o Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, promove, entre os dias 16 e 20 de abril, a 10ª edição da Semana Manuel Bandeira. O evento, que já está incorporado ao calendário cultural da cidade, marca as comemorações do aniversário do modernista, patrono do Espaço Pasárgada (antiga casa de seu avô e onde Bandeira passou parte da infância), e visa despertar o interesse do público pela literatura e também pela vasta obra do poeta.

Neste ano, a Semana Manuel Bandeira tem como tema Belo Belo, e na programação estão previstas, além da presença de artistas e escritores convidados, várias atividades educativas e culturais em torno da poesia. “Cada dia de atividade será regido por um verso de Bandeira. A ideia é valorizar vários aspectos de sua obra e, ao trazer artistas de outras áreas, como a música e o teatro, evidenciar como seu lirismo se resvala nas mais diversas linguagens artísticas”, adianta Marília Mendes, gestora do equipamento cultural. Segundo ela, “este é um período importante para o espaço, uma vez que, além de celebrar os 132 anos de aniversário de Manuel Bandeira, reafirma a missão do Pasárgada em divulgar a cultura literária pernambucana”.

As atividades começam na segunda (16) e na terça-feira (17), com uma série de visitas guiadas ao Espaço Pasárgada, agendadas previamente com as escolas da rede pública e privada do Estado. Para a Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, “o evento ao longo desses últimos 10 anos tem reverenciado o legado de Bandeira, com uma programação de qualidade, que, articulada com a rede escolar, com poetas contemporâneos e também artistas de outras linguagens, revela a intenção da nossa gestão em ocupar/valorizar cada vez mais os equipamentos culturais e espaços da cidade”.

Na quarta-feira (18), às 15h, haverá o lançamento do livro O Brasil nas Crônicas de Manuel Bandeira (André Cervinskis), e a mesa temática Bandeira e a Cidade, com pesquisadores André Cervinskis, Ângelo Monteiro e Maria José Luna. Já às 19h, terá um bate-papo entre Daniela Galdino (BA, poeta, performer e docente da UNEB) e Cida Pedrosa (PE, poeta e performer) sobre as Desobediências na gira do mundo: poesia erótica escrita por mulheres.

O grupo Bacantes de Poesia, formado por Anaclaudia Vieira, Daniella Miranda, Eduardo Godoy e Fernanda Spíndola, também marcará presença na programação, com a performance “Belo Belo, meu Belo”, que acontecerá na quinta-feira (19), às 19h. Nesse mesmo dia, às 20h, o músico e pesquisador Lucas Oliveira fará uma apresentação sobre o universo musical de Bandeira.

No último dia, sexta-feira (20), às 19h, poetisas/declamadoras vão homenagear Bandeira com Sarau Belo, Belas! – Das Sardas de Adalgisa à Saliva de Bela. O sarau autoral reunirá as poetisas Adélia Coelho Flô, Ana Rosa Wanderley, Daiane Rocha, Daniela Galdino e Patrícia Naia em torno dos poemas em que Bandeira louva as mulheres. O encontro terá intervenção musical de VJ Craw.

Confira abaixo a programação completa da 10ª Semana Manuel Bandeira, que é inteiramente gratuita:

 10ª SEMANA MANUEL BANDEIRA
De 16 a 20 de abril | Espaço Pasárgada (Rua da União, 263 – Boa Vista | Recife)

Segunda-feira (16)
A luz da primeira estrela
9h – Visita guiada ao Espaço Pasárgada com escolas
15h – Visita guiada ao Espaço Pasárgada com escolas

Terça-feira (17)
A água da fonte escondida
9h – Visita guiada ao Espaço Pasárgada com escolas
15h – Visita guiada ao Espaço Pasárgada com escolas

Quarta-feira (18)
A volta ao mundo só num barquinho de vela
15h – Lançamento do livro “O Brasil nas Crônicas de Manuel Bandeira”, de autoria  André Cervinskis, e uma conversa temática “Bandeira e a Cidade”, com pesquisadores André Cervinskis, Ângelo Monteiro e Maria José Luna
19h – Desobediências na gira do mundo: poesia erótica escrita por mulheres – bate-papo com Daniela Galdino (BA, poeta, performer e docente da UNEB) e Cida Pedrosa (PE, poeta e performer)

Quinta-feira (19)
Belo Belo, meu Belo
15h – Visita guiada ao Espaço Pasárgada com escolas
19h – Belo Belo, meu Belo: performance do grupo Bacantes de Poesia (com Anaclaudia Vieira, Daniella Miranda, Eduardo Godoy e Fernanda Spíndola)
20h – Apresentação sobre o universo musical de Bandeira com Lucas Oliveira (músico e pesquisador)

Sexta-feira (20)
Belo, Belas!
19h – Sarau Belo, Belas! – Das Sardas de Adalgisa à Saliva de Bela. Participação de Adélia Coelho Flô, Ana Rosa Wanderley, Daiane Rocha, Daniela Galdino e Patrícia Naia. Intervenção musical VJ Craw

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*