PERNAMBUCO: Exposição do artista Neilton oferece acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva

09/05/18 - A Arte é um manifesto - 30 ANOS DE DEVOTOS. O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães recebe o público para abertura da exposição A arte é um Manifesto - 30 anos de Devotos de Neilton Carvalho que também é integrante da banda Devotos. Foto: Eric Gomes

09/05/18 – A Arte é um manifesto – 30 ANOS DE DEVOTOS. O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães recebe o público para abertura da exposição A arte é um Manifesto – 30 anos de Devotos de Neilton Carvalho que também é integrante da banda Devotos. Foto: Eric Gomes

A exposição “A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos”, do artista visual Neilton, em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), oferece acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual ou auditiva. As pessoas cegas ou com baixa visão contam com visita mediada com audiodescrição realizada pela equipe do Setor Educativo do Museu, em quaisquer dias e horários de funcionamento. Durante cinco sábados até o final da mostra, as pessoas surdas falantes da Libras (Língua Brasileira de Sinais) podem fazer uma visita mediada por um intérprete. A mostra segue em cartaz no Mamam até o próximo dia 15 de julho. A entrada é gratuita.

Para as pessoas cegas ou com baixa visão, a audiodescrição vai traduzir as imagens em palavras, descrevendo as obras expostas, a expografia, os textos, a iluminação e ainda faz uma breve descrição dos vídeos. Na exposição, há também textos e descrições técnicas das obras impressas em braile disponíveis em placas de acetato. Essas últimas, estão adesivadas na parede, realçam e dialogam com a intenção da exposição de dar espaço para as minorias. Já as pessoas surdas falantes da Libras poderão participar da visita guiada nos seguintes sábados: 19/05, 02/06, 09/06, 16/06, 07/07.

A exposição é uma realização de Neilton e do Grão Coletivo (Auroras, Criativo Soluções, Feed Comunicação e Grão – Comunicação e Cultura), e conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco. Quem assina a acessibilidade comunicacional da exposição é a COM Acessibilidade Comunicacional e equipe: Silvia Albuquerque e Liliana Tavares – audiodescrição; Michelle Alheiros – consultoria da audiodescrição; Eliana Ferreira – visitas guiadas em Libras; e Cristiano Monteiro – Consultoria da Libras.

Sobre a exposição – A exposição “A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos”, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), do multiartista Neilton, entrou em cartaz no último dia 09 de maio, no Mamam. O artista, que também é curador da mostra, apresentará um passeio pela história da Devotos, uma das bandas mais importantes e influentes de Pernambuco, através de 60 peças. O público pode conferir desde os quadros criados especificamente por Neilton como base para os projetos gráficos dos seis discos de estúdio, um ao vivo e dois vinis do grupo, além de raridades como backdrops, pôsteres, ingressos e capas de fitas demo. Tudo fruto de um trabalho desenvolvido de forma independente desde a década de 1980 até hoje. O texto de apresentação da mostra é assinado pela historiadora Heloísa Buarque de Hollanda. Na abertura da mostra, as pessoas surdas contaram com interpretação do pocket show da banda com a intérprete Poliana Alves, desenvolvida pela COM Acessibilidade Comunicacional.

Sobre Neilton – Nascido no Recife, em 1971, Neilton é músico, artista plástico, designer gráfico, desenvolvedor eletrônico de amplificadores para instrumentos musicais. Formado em artes gráficas na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), é o responsável pelas capas dos vinis e CDs da banda de punk rock Devotos desde 1997, banda em que é guitarrista, onde, junto a seus companheiros, já realizou várias turnês pelo Brasil e Europa. Entre as publicações importantes que já participou, o artista destaca o convite para ser tema da matéria principal e ilustrador da capa da revista Continente (número 190).

Como artista visual e designer, Neilton também ilustrou diversas capas de discos, sites e DVDs de bandas como Cordel do Fogo Encantado, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Cascabulho, Academia da Berlinda, The Baggios, Fernandes, Mamylove (cantora africana radicada na França), entre outros. Neilton ainda é um dos fundadores do Grupo de Pesquisa de Tecnologias Mortas, o Altovolts. Desde 2006, o grupo estuda/pesquisa e desenvolve linhas de amplificadores para instrumentos musicais atendendo músicos de todo o Brasil.

Serviço:

Acessibilidade na exposição “A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos”

Onde: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) | Rua da Aurora, 265, Bairro da Boa Vista – Recife

Entrada: gratuita

Pessoas cegas:

Visitas guiadas com audiodescrição realizadas pela equipe do Setor Educativo do Mamam

Quando: até 15 de julho, em quaisquer dias e horários da exposição, que funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 18h. Sábados e domingos, das 13h às 17h

Pessoas surdas:

Visitas guiadas em Libras

Quando: 19/05, 02/06, 09/06, 16/06 e 07/07 (sábados), sempre das 13h às 17h

Share