BAHIA: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia recebe I Encontro de Museu Virtual

ighb2222

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Foto: Reprodução/Internet)

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, em parceria com a UNEB e UCSAL, reúne pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais dos museus e gestores para o I Encontro de Museu Virtual da Bahia. O evento foi idealizado a partir da necessidade de socializar trabalhos acadêmicos, dissertações e teses para discutir a importância do uso das diversas ferramentas que estão sendo produzidas para o ambiente da sala de aula, como também instrumentos de pesquisa.

O IGHB é uma das 15 instituições culturais apoiadas pelo Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia por meio do Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, e mantém intercâmbio com instituições congêneres e realiza convênios com entidades privadas e órgãos da administração pública. Edita livros e periódicos, dentre estes a Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, e um boletim informativo, além de promover e patrocinar encontros e congressos relacionados com a Geografia e a História da Bahia.

O encontro reúne diversos especialistas no assunto para palestras e mesa redonda que trata sobre alguns museus virtuais e baianos como o Museu do Quilombo do Cabula, Museu de Contos Africanos e Itans, Museu de Teatro São João, Museu do Terreiro Tumbenci, entre outros. O último dia do evento contará com debate, reflexões e contribuições do Professor e Doutor Alfredo Matta e da Professora e Doutora Francisca de Paula Santos da Silva.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Serviço

1º Encontro de museu virtual na Bahia
Quando: 11, 12 e 13 de junho de 2018
Onde: Instituto Geográfico e Histórico
Palestras: das 17h às 17h50
Mesa Redonda: das 18h ás 19h
Gratuito

Programação

1º DIA: 11/06/2018.
ABERTURA

17:00 às 17:50
Palestra de Abertura e apresentação dos convidados.
(Museus Virtuais Baianos e suas múltiplas possibilidades). Dr. Eduardo Moraes de Castro (IGHB)/ Boas Vindas.
Prof. Dr. Edvaldo Machado Boaventura (Orador oficial do IGHB).
As contribuições do Museu Virtual no processo de ensino e aprendizagem. (Prof. Dr. Alfredo Matta/ UNEB).

18:00 às 19:00 
Mesa Redonda – Comunicação (Museus Virtuais Baianos e suas múltiplas possibilidades).
Museu Virtual do Quilombo do Cabula – Profª Drª Luciana Martins.
Museu Virtual de Contos Africanos e Itan. – Profª Ms. Larissa de Souza Reis.

2º dia: 12/06/2018

17:00 às 17:50
Mesa redonda
Museu Virtual, educação e o Turismo de Base Comunitária – Design cognitivo do portal Turismo de Base Comunitária (TBC): construindo práticas e difusão de saberes.
Profª Drª Francisca de Paula Santos da Silva.
Bruno Santos
Ivana Carolina
18:00 às 19:00
Mesa Redonda (Museus Virtuais Baianos e suas múltiplas possibilidades).
O Museu Virtual do Teatro São João – Profª Drª Maria Antônia Lima Gomes.
O Museu Virtual Bata do Feijão – Prof. Ms. Erisvaldo Souza.

3º Dia: 13/06/2018

17:00 às 18:00
Mesa Redonda (Novos Museus Virtuais, tendências e abordagens). O Museu Virtual do Engenho Camuciatá (Sobrado do Barão de Jeremoabo). Prof. Ms/ Álvaro Dantas Jr.
Museu Virtual da Escola Parque/ Prof. Ms. Ednei Santos.
Museu Virtual Terreiro Tumbenci. Profª Ms.Hildete Costa

18:00 às 19:00
Encerramento: debate, reflexões e contribuições. Prof. Dr. Alfredo Matta e Profª Drª Francisca de Paula Santos da Silva.

Share