MINC | Com apoio do MinC, documentários brasileiros sobre futebol serão exibidos na Rússia

cinefoot-russia-interna

Realizado com apoio institucional do Ministério da Cultura (MinC), o CINEfoot, primeiro festival de cinema dedicado à promoção e exibição de filmes sobre futebol, terá uma etapa durante a Copa do Mundo 2018, na Rússia. De 28 a 30 de junho, três documentários brasileiros serão exibidos em Moscou, com entrada franca e legendas em russo, levando histórias do futebol pentacampeão mundial ao maior evento de futebol do mundo.

Na quinta-feira (28), será exibido o documentário João Saldanha(2010), dirigido por André Iki Siqueira e Beto Macedo. A obra aborda a vida do jogador, técnico e jornalista João Saldanha, ex-treinador do Botafogo e da Seleção Brasileira e um dos comentaristas esportivos mais temidos e polêmicos de seu tempo.

Democracia em Preto e Branco (2013), de Pedro Asbeg, será exibido na sexta-feira (29). Tendo como pano de fundo a lendária Democracia Corinthiana, o nascimento das bandas de rock brasileiras e a campanha das Diretas Já, o documentário mostra como o esporte, a política e a música se encontraram para mudar o rumo da história brasileira.

O terceiro e último filme, que será exibido no sábado (30), é Geraldinos (2015), de Pedro Asbeg e Renato Martins. O filme trata do fim da Geral do Maracanã, retratada como reflexo da elitização e exclusão que o Rio de Janeiro vive atualmente.

“Vamos levar aos russos histórias humanas e marcantes do futebol brasileiro e, além disso, difundir a cultura brasileira no exterior”, destaca o diretor executivo do festival, Antonio Leal. “O CINEfoot é um festival bastante democrático, que em suas oito primeiras edições atraiu um público bastante diverso, homens, mulheres e crianças”, completou.

No Brasil, o festival, este ano, ocorre em setembro, com sessões no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O evento vai celebrar os 60 anos da conquista da primeira Copa do Mundo pelo País, em 1958.

MinC na Copa

O Ministério da Cultura também terá programação cultural própria na Copa da Rússia. Uma antiga choperia de Moscou, batizada de Brasil Experience, sediará apresentações musicais, como as dos cantores Emicida, Mart´nália, Hermeto Paschoal e Curumin, entre outros. Também haverá atividades gastronômicas com os chefs Felipe Schaedler (Norte), Guga Rocha (Nordeste) e Alysson Muller (Sul). Cada um será encarregado de preparar uma ‘noite brasileira’, quando o público poderá saborear a culinária típica da região de cada chef.

Os músicos e chefs foram selecionados pela organização social Brasil Música & Artes – BM&A, que venceu edital do MinC para divulgar a cultura brasileira na Copa. Cerca de 300 artistas participaram da seleção pública feita por um comitê nomeado pela BM&A.

A antiga choperia tem capacidade para cerca de 1,5 mil pessoas. A entrada será gratuita, assim como o acesso aos shows e a aparelhos de tevê com os jogos da Copa. Haverá opções pagas de restaurante e bar.  A programação do projeto Brasil Experience – Ao vivo na Copa da Rússia tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O prédio da antiga choperia em Moscou foi alugado pela Vividbrand, braço da agência de publicidade Publicis que atende os patrocinadores da seleção brasileira, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No local, além da programação do MinC, haverá atrações sob a responsabilidade da CBF, como os shows do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, em 14 de junho, e do rapper Marcelo D2 (nos dias 15 e 17 de junho). A Copa da Rússia começa em 14 de junho e vai até 15 de julho.

Serviço:

CINEfoot Moscou

28/06, às 21h, Cinema Yunost

JOÃO SALDANHA

Endereço: Rua Marshala Rybalko, ¼ (estação de metrô Oktyabrskoe Pole)

кинотеатр «Юность»

Адрес: ул. Маршала Рыбалко, д.1/4, м. Октябрьское поле

29/06, às 20h, Cinema Zvezda

DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO

Endereço: Rua Zemlyanoi Val, 18/22  (estação de metrô Kurskaya)

кинотеатр «Звезда»

Адрес: ул. Земляной вал, д.18/22, м. Курская

30/06, às 15h, Cinema Fakel

GERALDINOS

Endereço: Rua Chosse Entuziastov, 15/16 (estação de metrô Aviamotornaya)

кинотеатр «Факел»

Адрес: ул. Шоссе Энтузиастов, д.15/16, м. Авиамоторная

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Share