BAHIA: Abertas as inscrições para Oficina de Teatro de Sombras com Olga Gómez

cartaz_oficina_sombras

Estão abertas até quarta-feira (04) as inscrições para a OFICINA DE TEATRO DE SOMBRAS com Olga Gómez, diretora artística d’e aqui.A RODA. A Oficina é gratuita e acontecerá na Escola de Teatro UFBA, em Salvador, entre os dias 9 e 20 de julho de 2018.

A ação tem foco na construção de figuras, escolha de fontes de luz e na dramaturgia para o Teatro de Sombras. Pretende-se também propor a formação voluntária de grupo de trabalho que queira continuar interagindo artisticamente com a companhia no futuro. A Oficina será ministrada por Olga Gómez, artista plástica, encenadora de formas animadas e diretora da companhia A RODA de Teatro de Bonecos.

A ação faz parte do projeto Madeira Viva do edital de manutenção de Grupos. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

PROGRAMA

– Apresentação de figuras do teatro de sombras tradicional da Asia (China, Java, Tailândia e Turquia).
– Análise da sua construção e utilização de recursos e materiais.
– História de seu desenvolvimento.
– Constatação da sombra que estas figuras produzem com um foco luminoso de lâmpada incandescente e velas.
– Elementos constitutivos do teatro de sombras: fonte de luz, corpo opaco e anteparo.
– Demonstração com diferentes focos luminosos e seus resultados.
– Recortes da luz.
– Anteparos: material, forma e localização no palco.
– Experimentação com figuras da Companhia.
– Construção e articulação de figuras com papelão e couro.
– Cenários, possibilidades de construção e projeção.
– O corpo do ator no teatro de sombras: linha de invisibilidade, neutralidade, contracena, mudanças formais através de perfis de papelão.
– Demonstração da utilização dos focos luminosos no espetáculo O Pássaro do Sol.
– Elevação da fonte luminosa e corredores para a movimentação em cena dos atores.
– Jogos com a dramaturgia do conto e sua encenação.
– Micro espetáculos e suas possibilidades.
– Convite aos participantes para formar parte de um grupo de trabalho e pesquisa em teatro de sombras.

CERTIFICAÇÃO – Emissão de Certificado para alunos com 80% de frequência.

SELEÇÃO – Os interessados serão selecionados mediante preenchimento do formulário, onde serão analisados CARTA DE INTERESSE e RELATO DE CARREIRA. Encorajamos escrever sobre todas as informações que considere relevantes. Os selecionados serão informados via email até o dia 6 de julho de 2018.

SOBRE A FACILITADORA – Formada pelas Escolas de Belas Artes de Buenos Aires, Olga Gómez é professora de desenho, escultora e pesquisadora de formas animadas. Desenvolve trabalhos para o teatro desde 1997 a exemplo da criação e confecção dos bonecos da peça “Divinas Palavras” de Nehle Franke. É diretora artística e responsável pela criação e construção das figuras de sombra e dos bonecos articulados em madeira, utilizados pela companhia A RODA. Com presença em importantes mostras artísticas no Brasil e no exterior, Olga percorreu o Brasil por duas vezes com o Palco Giratório do SESC Nacional. São destaques do seu repertório as premiadas montagens “A Cobra Morde o Rabo” e “O Pássaro do Sol” tendo o seu nome, nesta última, indicado como “Melhor Direção” do ano pelo Prêmio Braskem de Teatro.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

SERVIÇO

OFICINA DE TEATRO DE SOMBRAS
Local: Escola de Teatro da UFBA
Carga horária total: 60 h/aula
Período: 9 a 20 de julho de 2018 – segunda a sexta
Horário: 9h às 13h (turma matutina) e 14h às 18h (turma vespertina)
Público alvo: Alunos de teatro e interessados no teatro de formas animadas
Nº de vagas:
 20
Realização: A RODA Teatro de Bonecos
Parceria: PROEXT – Universidade Federal da Bahia
Apoio financeiro: FUNCEB/ FCBA/ Sefaz/ SecultBA/ Governo da Bahia
Contato: contato@arodateatro.com

Share
Este post foi publicado em Sem categoria em por .

Sobre Ministério da Cidadania - Regional Nordeste

São ainda responsabilidade do Escritório Regional Nordeste: fornecer subsídios para a formulação e avaliação das políticas, programas, projetos e atividades da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social; a Secretaria Especial do Esporte; a Secretaria Especial de Cultura; auxiliar o Ministério da Cidadania na articulação com os órgãos federais, estaduais, municipais e entidades privadas, incluindo empresas, instituições culturais e o terceiro setor; atender e orientar o público quanto aos serviços prestados pelo Ministério; prestar apoio logístico e operacional aos fóruns de política cultural; exercer as atividades de ouvidoria; e exercer outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.