BAHIA l Funceb e Instituto Sacatar abrem Edital de Residência Artística para Escritores

Card22

Escritores (as), poetas e artistas da palavra têm uma ótima oportunidade de qualificar e estimular sua produção literária. Na próxima quinta-feira (12), a Fundação Cultural (Funceb/SecultBa), em parceria com o Instituo Sacatar, abrirá inscrições para o Edital de Residência Artística para Escritores.

O edital visa estimular a criação e produção literária baiana, além de promover a interação dos artistas locais com artistas de outros estados e países, residentes no Instituto. Os interessados devem se inscrever até 26 de agosto, enviando e-mail paraliteratura.funceb@funceb.ba.gov.br, com o assunto INSCRIÇÃO – RESIDÊNCIA SACATAR. 

No e-mail, o candidato deve enviar o formulário de inscrição respondido em anexo, e uma carta de intenção (máximo de uma lauda) explicando seu interesse em realizar a residência no Instituto Sacatar e a relação do seu projeto com uma residência artística e/ou com o Instituto Sacatar.

Dos projetos inscritos, será selecionada uma proposta na área literária, com foco na literatura ou com a transversalidade entre a literatura e outras linguagens artísticas, como música, teatro, artes visuais, circo, dança e/ou audiovisual, para residência artística no Instituto Sacatar no período de 22 de outubro de 2018 a 17 de dezembro de 2018.

Durante a residência, o Instituto Sacatar ficará responsável por prover ao selecionado suíte individual (quarto e banheiro) e um estúdio separado, ambos na sede do Instituto, além de todas as refeições.

O projeto busca inserir o artista selecionado em um ambiente voltado única e exclusivamente para a criação, pesquisa e produção. O contato com artistas oriundos de outros estados e países promoverá o intercâmbio de idéias e técnicas, podendo repercutir em futuros projetos realizados por esses agentes. Assim, a parceria poderá contribuir, também, para a difusão da produção literária baiana no âmbito internacional.

Instituto Sacatar – Localizado na Ilha de Itaparica, o Instituto é uma residência artística que reúne pessoas de vários países, promovendo a troca de experiências entre os profissionais de variadas disciplinas criativas. Os artistas residentes no Sacatar são incentivados a se envolver com a população baiana, promovendo um intercâmbio cultural onde os resultados são partilhados através de programas públicos. O Sacatar, que desde 2001 oferece espaço para que artistas desenvolvam novos projetos, é a primeira residência internacional que se estabeleceu no Brasil e tornou-se uma das maiores da América Latina.

SACATAR NA FLIPELÔ

Roda de Conversa – Neste ano, durante a segunda edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de agosto, quatro artistas da palavra que já passaram pelo Sacatar: Marielson Carvalho, Tom Correia, Deisiane Barbosa e Marcio Junqueira, vão participar da roda de conversa “Itaparica, o Sacatar e o impacto criativo das residências artística na vida de artistas da palavra”.

“Uma vez que a FLIPELÔ 2018 celebra a amizade entre Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro, acreditamos pertinente, um espaço para falar sobre o Instituto Sacatar, em Itaparica/Ba, suas residências artísticas e, especialmente, apresentar uma parte do trabalho desenvolvido por artistas da palavra que foram contemplados pelo edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar”, conta a Coordenadora de Literatura da Funceb, Karina Rabinovitz.

INSCRIÇÕES para Edital abertas de 12 de julho a 26 de agosto de 2018.

 

Serviço:
Edital de Residência Artística para Escritores no Instituto Sacatar 2018
Inscrições: 12 de julho a 26 de agosto de 2018
Período de residência: 22 de outubro a 17 de dezembro 2018
Gratuito

Share
Este post foi publicado em Sem categoria em por .

Sobre Ministério da Cidadania - Regional Nordeste

São ainda responsabilidade do Escritório Regional Nordeste: fornecer subsídios para a formulação e avaliação das políticas, programas, projetos e atividades da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social; a Secretaria Especial do Esporte; a Secretaria Especial de Cultura; auxiliar o Ministério da Cidadania na articulação com os órgãos federais, estaduais, municipais e entidades privadas, incluindo empresas, instituições culturais e o terceiro setor; atender e orientar o público quanto aos serviços prestados pelo Ministério; prestar apoio logístico e operacional aos fóruns de política cultural; exercer as atividades de ouvidoria; e exercer outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.