O futuro do frevo em debate no III Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do frevo

frevoO III Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo será realizado no museu Paço do Frevo entre os dias 30 e 31 de março de 2017 e no dia 06 de maio de 2017. No primeiro momento será realizada a programação com seminários e debates acerca das atividades do Comitê Gestor. No dia 06 de maio de 2017 será realizado o processo de eleição dos novos representantes.

Para participar das atividades do “III Encontro do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo”, os interessados deverão realizar a sua inscrição através do formulário digital ou, presencialmente, no Centro de Documentação e Memória Maestro Guerra- Peixe, pavimento térreo, Paço do Frevo, Praça do Arsenal da Marinha, nº 91, Bairro do Recife, Recife, de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h; ou no Pátio de São Pedro, Casa 10, Bairro de Santo Antônio, de segunda à sexta das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Inscrições online, de 20 à 29 de março de 2017; e as Inscrições presenciais no Paço do Frevo ou na Casa 10 do Pátio de São Pedro, de 20 à 31 de março de 2017.

DIA 30/03/2017

9h – 12h – CONFERÊNCIA DE ABERTURA: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA A SALVAGUARDA DOS BENS CULTURAIS REGISTRADOS
LOCAL: Sala Nelson Ferreira (1º andar)
Palestrantes: Mestre Mago (Centro de Capoeira São Salomão); Manoelzinho Salustiano (Representante dos Maracatus de Baque Solto); Giorge Bessoni (Antropólogo do IPHAN/PE).
Mediador: Eduardo Sarmento (Gerente Geral do Paço do Frevo)

13h – 17h – LEITURA E DEBATE SOBRE O REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ GESTOR DE SALVAGUARDA DO FREVO
LOCAL: Centro de Documentação e Memória (térreo)

DIA 31/03/2017 

9h – 12h – MESA: O FUTURO DO FREVO: O QUE ISSO TEM A VER COMIGO?
LOCAL: Sala Nelson Ferreira (1º andar)
Palestrantes: Maria Flor (Passista/Musicista); Maestro Ivan do Espírito Santo (Músico); Nilsinho Amarante (Músico); Maria Chaves (Bloco Eu Acho É Pouquinho).
Mediadores: Newton Caivano (Representante do segmento de Música no Comitê) e Carmem Lélis (Secult/PCR)

13h – 17h – DEBATE SOBRE O PROCESSO DE ELEIÇÃO DOS NOVOS REPRESENTANTES DO COMITÊ GESTOR DE SALVAGUARDA
LOCAL: Centro de Documentação e Memória (Térreo)
Mediação: Socorrinho Cardoso (Titular do segmento dos Blocos Carnavalescos Líricos), Severino Vila Nova (Suplente do segmento dos Blocos Carnavalescos Líricos) e Luiz Santos (Paço do Frevo)

 

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Quilombo dos Palmares concorre a Patrimônio Cultural do Mercosul

Um dos principais símbolos da resistência ao modelo escravocrata que reinou no País entre os séculos 16 e 19, o Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, está concorrendo ao título de Patrimônio Cultural do Mercosul. Coube ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP), a responsabilidade de elaborar e protocolar o dossiê, que foi entregue no início deste mês ao Comitê Técnico do Patrimônio Cultural do Mercosul.

Zumbi dos Palmares

Monumento no Quilombo dos Palmares, em Alagoas, que homenageia os antigos habitantes do local (Foto: Janine Moraes / Ascom Minc)

A análise pelo Comitê está prevista para acontecer no próximo mês de maio e servirá como subsídio para a avaliação final pelo Comitê do Patrimônio Cultural (CPC), que deve ocorrer em outubro, em Maceió, Alagoas.

A notícia  da candidatura do Parque Memorial Quilombo dos Palmares é destaque na semana do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado dia 21 de março.

Parque de memória da cultura negra

De acordo com Candice Ballester, arquiteta e urbanista, coordenadora da elaboração do dossiê pela Assessoria de Relações Internacionais do Iphan, o mais importante é mostrar o valor simbólico do quilombo. “O reconhecimento do Quilombo dos Palmares já começou quando este foi eleito patrimônio nacional na década de 1980, fato que representou a afirmação dos movimentos negros no País e a criação da Fundação Cultural Palmares”, declarou.

A diretora do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-brasileiro da Fundação Cultural Palmares, Carolina Nascimento, destaca que a Serra da Barriga abriga o primeiro e único parque de memória da cultura negra no Brasil. “No Quilombo dos Palmares viveu Zumbi, líder que guiou, na luta contra a opressão das tropas holandesas e do exército colonial, centenas de homens e mulheres escravizados que buscaram nas matas da serra refúgio”, afirmou.

Para a diretora, o fato de o Quilombo ser um marco histórico para nosso país, a valorização da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul é uma forma de relembrara  contribuição africana no continente sul-americano. “Essa candidatura busca fomentar processos vinculados a movimentos de autodeterminação, que simbolizem uma expressão comum da região perante o mundo e a existência de uma relação direta com referências culturais compartilhadas por mais de um País”, ressaltou.

Parque Memorial

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi implantado em 2007, em um platô do alto da Serra da Barriga, que está localizado no município de União dos Palmares (AL). O local recria o ambiente da República dos Palmares, maior e mais organizado refúgio de negros, índios e brancos das Américas.

Dentro do Parque foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares. Com paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá, avista-se o Onjó de farinha (Casa de farinha), Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), Oxile das ervas (Terreiro das ervas), Ocas indígenas e Muxima de Palmares (Coração de Palmares).

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Veja o resultado preliminar do Edital Filme Cultura nº 62

personagens-personagens-revista-filme-culturaO Ministério da Cultura (MinC) divulgou na quarta-feira (22), em portaria no Diário Oficial da União, o resultado preliminar do edital de seleção dos textos que farão parte da 62ª edição da revista Filme Cultura, impressa e digital. Candidatos não selecionados têm o prazo de dois dias úteis a partir da data de hoje para entrar com pedido de reconsideração, o que deverá ser feito exclusivamente mediante o envio de formulário específico para o endereço eletrônico concurso.sav@cultura.gov.br.

A revista Filme Cultura teve início na década de 1960 e se consolidou, embora em períodos interruptos, com o compromisso de se tornar um espaço de divulgação e de reflexão sobre a produção, política e ambiente cinematográficos nacionais. Além disso, também se tornou referência por contribuir para a formação permanente de um quadro importante de pensadores, pesquisadores e críticos de cinema.

Os textos participantes do edital tiveram como tema “Infância-Cinema-Futuro”. O processo de seleção, feito por uma Comissão Editorial, levou em consideração os seguintes critérios: pertinência da temática, clareza, coerência, inovação da abordagem, qualidade da pesquisa e apresentação de dados e, por último, convergência com a linha editorial da revista Filme Cultura.

O Conselho Editorial é formado por acadêmicos e especialistas do audiovisual convidados pela Secretaria do Audiovisual, com notório saber no segmento, contemplando as diversas áreas do setor e as diversas regiões brasileiras.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
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Inscrições abertas para Concurso Itamaraty de Composição Musical

photo5084712199078913970O Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) – por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) – e a Academia Brasileira de Música, está com inscrições abertas, até 30 de junho, para o I Concurso Itamaraty de Composição Musical. O objetivo da seleção – que presta homenagem aos 50 anos do Palácio do Itamaraty, sede do MRE – é incentivar a produção de nova literatura musical.

Serão premiadas duas obras, uma na categoria “fanfarra”, no valor de R$ 15 mil, e uma na categoria “dobrado”, no valor de R$ 20 mil. As obras vencedoras serão incorporadas ao Banco de Partituras de Música Brasileira da Academia Brasileira de Música e comporão a Coleção Itamaraty de Composição Musical.

Podem se candidatar compositores brasileiros, natos ou naturalizados, residentes ou não no Brasil. A obra deve ser inédita, sem adaptações ou arranjos de obras previamente apresentadas, ter duração de 3 a 5 minutos, para categoria fanfarra, e de 4 a 6 minutos para dobrado.

Para participar, os interessados deverão enviar, por correio, para a Academia Brasileira de Música (endereço especificado no edital abaixo), as obras em partitura editorada em computador, impressa em folhas frente e verso, com atenção especial às viradas de página, e encadernada em espiral.

A Comissão Organizadora do concurso é formada por dois representantes da Academia Brasileira de Música e um representante da Funarte, entidade vinculada ao MinC, com a chancela do Ministério das Relações Exteriores. A Comissão Julgadora, por sua vez, será indicada pela Academia Brasileira de Música e composta por cinco membros convidados pela Comissão Organizadora.

Aos integrantes da Comissão Julgadora caberá avaliar as obras de acordo com os seguintes critérios: qualidade musical; dificuldade técnica e viabilidade de execução em até quatro ensaios; e adequação da obra à ocasião.

O resultado final será divulgado até 31 de julho nos portais da Funarte e da Academia Brasileira de Música.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Com informações do MRE
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Cine Teatro de Timbaúba (PE) é pauta da visita do MinC Nordeste

17474213_749881461837270_1127219807_oOs primeiros passos para implementação do projeto de restauração, revitalização e reinauguração do centenário Cine Teatro Recreios Benjamin foram dados nesta quarta-feira (22) com a visita da representante do Ministério da Cultura à Timbaúba (PE).

A iniciativa visa resgatar o palco cultural da Mata Norte com ato que contou com a presença da representante do Ministério da Cultura no Nordeste, Maria do Céu, além da presença do prefeito Ulisses Felinto (PSDB), representantes da Fundação Jader de Andrade, lideranças locais, poder legislativo e executivo. Após a visita, Maria do Céu seguiu viagem para Garanhuns, agreste de pernambucano, onde irá cumprir agenda na localidade e visitar outras cidades do sertão de Pernambuco.

17474449_749883051837111_568784713_oNa programação das atividades houve reunião na prefeitura, vistoria do imóvel e encontro na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB com o conselho cultural do município que é formado por artistas e representantes da cultura local.

Felipe Ferreira Lima é Presidente do PPS no Recife, mesmo partido do atual Ministro da Cultura Roberto Freire (PPS) e diz que  a proposta tem como prioridade analisar as condições in loco, ouvir a população e viabilizar um projeto oficial para o Ministério da Cultura. “A luta pela restauração do Cine é uma reivindicação antiga dos timbaubenses. O prédio fez 100 anos em 2016 e há anos não funciona porque parte do teto caiu”. Afirma!

Cine Teatro Recreios Benjamin

Popularmente conhecido como Cacareco, o Cine foi tombado em 1986 através do Patrimônio Histórico de Pernambuco. Fundado e inaugurado no dia 5 de março de 1916, pelo poeta e jornalista Jader de Andrade (1886-1931), o espaço recebeu diversos artistas nacionais e companhias teatrais. O escritor e teatrólogo Luiz Marinho (1926-2002), além de filho da terra foi um dos nomes que fez do espetáculo uma história renomada.

Dann Lacerda
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura / RRNE

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Artista usa histórias em quadrinhos para divulgar Orixás

OXUMFoi por meio da arte e dos traços clássicos das Histórias em Quadrinhos (HQs) que o baiano Hugo Canuto se propôs a contar a lenda dos Orixás. Inspirado no trabalho do quadrinista norte-americano Jack Kirby – o criador das HQs como conhecemos hoje –, Canuto, de modo despretensioso, decidiu recriar, em 2016, uma das principais capas da Marvel: Os Vingadores (The Avengers 4), publicada em março de 1964.

Ao invés de Homem Formiga, Thor, Homem de Ferro e Capitão América, a capa icônica da luta contra o mal foi ressignificada por Canuto. A capa passou a chamar-se The Orixas e trouxe Xangô, o orixá da justiça, entre seus destaques. O sucesso foi imediato e a capa com os orixás representados pelo quadrinista brasileiro teve ampla repercussão nas redes sociais tanto no Brasil quanto fora.

Dia de luta pela eliminação da discriminação racial

Na semana em que se comemora o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, o MinC conversou com Canuto para exemplificar como a cultura é uma ferramenta poderosa no combate ao racismo e à intolerância. A partir de manifestações culturais como os HQs, a linguagem antes restrita a grupos específicos alcança novos públicos e ajuda a mudar conceitos.

“Se esse projeto, que começou de maneira simples e vem crescendo por causa da relação com o público, contribuir para demolir os muros da ignorância e intolerância, dissolver os preconceitos mostrando a grandeza e importância da herança africana na formação da identidade brasileira, então teremos cumprido como nossos objetivos”, destaca. Para ele, a valorização dos aspectos culturais afrobrasileiros seria um dos principais meios de combate contra a discriminação racial. No Brasil, os negros representam cerca de 54% da população, segundo levantamento feito pelo IBGE.

The Orixas deu o estímulo que Canuto precisava para levar adiante um projeto ainda maior, o lançamento de Orixás – Contos de Òrun Àiyé, que irá transportar as narrativas da cultura Yorubá para o universo das Histórias em Quadrinhos, em um álbum colorido e, inicialmente, com 80 páginas. A expectativa é que o projeto, financiado coletivamente, seja oficialmente lançado ainda no primeiro semestre de 2017.

Massacre de Shaperville

Há exatos 57 anos, o que era para ser um protesto pacífico contra a segregação racial em um bairro de Joanesburgo, na África do Sul, acabou se transformando em uma violenta ação conhecida como Massacre de Shaperville. Para homenagear as dezenas de pessoas mortas e feridas durante o conflito, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data de 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

Leia a íntegra da entrevista com Hugo Canuto:

Como você considera que o projeto, seja na recriação da capa icônica do Kirby ou mesmo na criação dos Contos de Orun Aiyé (que ainda está em processo de elaboração), contribuem para a reafirmação da identidade afrobrasileira? Aliás, esse era o propósito inicial? 

Acredito que é preciso afirmar a diversidade cultural do Brasil. Somos um dos países com maior diversidade de regiões e povos no mundo, múltiplas línguas, há muito o que dizer sobre isso. Como alguém nascido na Bahia, a influência africana na cultura é parte predominante de nossa identidade, e para além do aspecto religioso, atua nos hábitos, no falar, na gastronomia, nas relações interpessoais. Aos 10 anos, li o Lendas Africanas dos Orixás, livro escrito por Pierre Verger, descobrindo a importância daquelas entidades vindas de além-mar, cujas estátuas pairam nas águas do Dique do Tororó em Salvador, na praia do Rio Vermelho, na arte de Carybé, nos mercados e ruas. Como artista, sempre busquei entender o papel dos mitos e das religiões, forças atuantes na formação das sociedades. No entanto, graças a um modelo de educação deficiente, a história da África e sua herança na identidade do país ainda é subestimada, bem como o conhecimento sobre a civilização Yorubá, uma das mais refinadas do continente por sua arte, música, história e desenvolvimento urbano ainda precisa ser ampliado. Apesar da lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da cultura afro-brasileira e africana, ainda há muito que avançar. Logo que decidi produzir a História em Quadrinhos, retornei para Salvador, Bahia, buscando estudar, consultar bibliografias e mergulhar nas narrativas relacionadas aos Orixás, desenvolvendo a pesquisa a partir de autores consagrados como Pierre Verger, Edson Carneiro, José Beniste, Reginaldo Prandi. Apesar de não se configurar como obra religiosa, ainda assim o processo vem sendo feito com todo o cuidado e respeito, através de visitas a alguns terreiros, entrevistas e diálogos com lideranças religiosas tradicionais, de maneira orgânica, pois nosso objetivo é honrar esse importante alicerce da cultura brasileira.

Em seu primeiro trabalho autoral, A canção de Mayube, já trazia esse resgate de identidade cultural a partir de lendas dos povos indígenas. Como é, para você, a junção o universo dos HQs com as histórias ancestrais dos povos que formaram o Brasil? 

A Canção de Mayrube é nosso principal projeto. Levei alguns anos construindo um universo fictício que, diferente de outros do gênero, se baseia nos povos e lendas que formaram a América Latina, como Guaranis, Nagôs, Incas e Bascos. Em 2007, já esboçava o começo da Canção, mas ainda entre brumas…foi quando tive a experiência de viajar para a terra dos Kiriris, como conto na introdução da revista A Canção de Mayrube, e descobrir que meu avô materno nasceu lá, alguém que foi uma referência de aventuras e histórias. E essa descoberta acendeu a luz do que seria Mayrube. Fui costurando os elementos e assim surgiu o universo Mayrube, das mil páginas de anotações e artes que aos poucos transformo em histórias sobre um continente imaginário esperando para ser trazido a vida, de florestas e cidades douradas, oceanos verdes, deuses selvagens e trovões. Pretendo lançar em 2018 uma nova edição da Canção de Mayrube.

Retratar a mitologia dos orixás nos quadrinhos ajuda a diminuir os preconceitos que envolvem as religiões de matriz africana no País? Como fica essa questão da representatividade?

A fonte inesgotável e poderosa dos mitos revive e regenera o inconsciente coletivo, reafirmando as tradições e nos lembrando de que, por trás de um mundo de luzes e consumismo, existe algo maior que une os povos. Quando falamos das histórias em quadrinhos, se trata de uma linguagem global, presente do Japão à Argentina, uma estética que permite múltiplas narrativas e reinvenções. A importância está em adaptar para essa linguagem narrativas que atravessaram o tempo e as distâncias, mantendo a mesma sabedoria e encantamento de quando eram contadas nas velhas cidades da África ocidental. Acredito ser necessário valorizar um dos pilares do Brasil, que infelizmente ainda sofre com discriminação e preconceitos. Se esse projeto, que começou de maneira despretensiosa e vem crescendo graças a relação com o público, contribuir para demolir os muros da ignorância e intolerância, dissolver os preconceitos mostrando a grandeza e importância da herança Africana na formação da identidade brasileira, então teremos cumprido como nossos objetivos.

Como foi a receptividade dos seus trabalhos (Canção de Mayrube e a capa The Orixas) com o público de uma forma geral? A reação do público o surpreendeu? 

Desde o início, o público entendeu a intenção do projeto, pois recebemos muitos depoimentos de professores que estão levando as artes para seus alunos nas escolas e universidades, ou brasileiros vivendo no exterior que desejam apresentar esse aspecto do país. Sejam eles adeptos ou não das religiões de matrizes africanas, há um interesse imenso, que ultrapassou o Brasil. Muitos Americanos do Norte, pessoas do Benin, Nigéria e até Cingapura entraram em contato para saber sobre o projeto. Recentemente, passei por uma experiência fantástica. Fui convidado pelo terreiro Ilê Ibírìn Àse Ayira, ou Vintém de Prata, da mãe Marlene, situado em Salvador, Bahia, para participar de um Sarau Beneficente. Lá, doamos nossas artes para venda e fiquei autografando os pôsters. Veio um menino com seus cinco ou seis anos, Gabriel, e quando viu a imagem de Iansã, espada em punho, raios, pulou do colo da mãe e pegou para ele, dizendo que queria levar. Para mim, como artista, é uma alegria ver que talvez nosso trabalho possa desconstruir, desde cedo nas crianças, a visão demonizada e preconceituosa que se tem do povo de santo, das suas denominações e tradições.

Dann Lacerda
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura / RRNE

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PERNAMBUCO: Secult e Fundarpe lançam Edital para Comissões do 2º Prêmio Ariano Suassuna

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe, tornam público o Edital de Convocatória que irá selecionar profissionais para compor as comissões do 2º Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia. As inscrições, que poderão ser feitas no período de 31 de março a 13 de abril, são direcionadas para maiores de 18 anos, que comprovem experiência profissional nas áreas de Cultura Popular e de Dramaturgia, envolvendo a análise de projetos culturais em editais ou concursos, ou ainda notório saber, especialistas, pesquisadores, artistas, mestres populares, críticos, curadores ou integrantes de comissão julgadora em festivais ou mostras.

Como remuneração, os profissionais selecionados para cada uma das duas comissões que integram o concurso, receberão o valor bruto de R$ 3.000,00.

Confira AQUI o Edital e a Ficha de Inscrição.

Sobre o Prêmio Ariano Suassuna – Em sua segunda edição, a premiação vai destinar recursos na ordem de R$ 151 mil para incentivar a produção dramatúrgica de Pernambuco, por meio da publicação de textos inéditos, e estimular ainda a preservação das nossas expressões culturais mais populares. O Edital recebe inscrições até o próximo dia 31 de março e o resultado será anunciado em 16 de junho, data em que o mestre Ariano Suassuna completaria 90 anos.

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Novas regras da Rouanet são publicadas no Diário Oficial

33190774960_5bd5f4b247_zAs novas regras da Lei Rouanet, trazidas pela Instrução Normativa nº1/2017, foram publicadas na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União (DOU). As alterações no texto normativo foram apresentadas à imprensa nessa terça-feira pelo ministro Roberto Freire, em Brasília.

A IN traz ferramentas tecnológicas para aumentar o controle, a fiscalização e a transparência dos projetos culturais candidatos a captar recurso pela Lei Rouanet, que passarão a ter prestação de contas em tempo real. Visam ainda garantir os fundamentos da Lei: fomentar a cultura nacional de forma descentralizada, democratizando o acesso aos recursos do incentivo fiscal e aos produtos culturais provenientes dos projetos apoiados via Lei Rouanet. As novas normas buscam, ainda, evitar a concentração por proponente (pessoa física ou jurídica que apresenta o projeto), por região do País, por projeto e por beneficiário (público que consome cultura).

Além disso, as novas regras otimizam os fluxos de análise, o que deve reduzir o tempo médio entre a admissão de um projeto e sua execução e desonerar os gastos do Estado com a avaliação de projetos sem perspectiva real de viabilidade de execução.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
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Sai resultado dos recursos do concurso para seleção do emblema do Patrimônio Cultural

card_concursoO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) divulga o resultado dos recursos da fase de homologação de inscrições dos candidatos, e a lista final de inscrições homologadas.

O concurso tem como principal objetivo estabelecer um novo marco para a promoção, difusão e a sinalização do Patrimônio Cultural Brasileiro, por meio de um Emblema específico, a exemplo do que ocorre com o Patrimônio Mundial e Patrimônio Imaterial da Humanidade, da UNESCO, e do Patrimônio Cultural do MERCOSUL e do Patrimônio Cultural Europeu.

A Comissão Julgadora se reunirá em abril para avaliação das proposta e o resultado preliminar do concurso será divulgado até dia 10 de maio de 2017. Acompanhe: https://goo.gl/qg9N9R

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Comunicado aos proponentes da Lei Rouanet

article (1)A Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura informa que o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) estará fechado para o recebimento de novas propostas a partir desta quarta-feira (22), visando os ajustes necessários nos processos de admissão conforme as novas regras da Instrução Normativa nº1/2017, publicada na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União. Efetivaremos a remessa de novas propostas a partir de 10/04/2017. Para os projetos já em execução, o sistema funcionará normalmente.

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
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