Informa Negro

Informa Negro é o informativo mensal de circulação interna do Movimento Negro Unificado de Pernambuco. Pode-se afirmar que este veio com a finalidade de trazer informações, sobre projetos e atividades, para os militantes e simpatizantes do MNU-PE, entidade com sede na Casa da Cultura, no bairro Santo Antônio da cidade de Recife. O responsável pelo informativo e pela comunicação com a imprensa era o militante Edson Axé e os outros coordenadores eram Zé Oliveira e Adeildo Leite. O Informa Negro possui 2 páginas e sua primeira edição foi publicada em julho de 1999.

  • Informa Negro – Ano I – N°1

Será disponibilizada no blog a primeira edição, do informativo de circulação interna do MNU-PE, que foi publicado em julho de 1999. Em sua primeira página o Informa Negro reflete sobre a televisão e as relações raciais no Brasil, principalmente, sobre as novelas brasileiras e os vários casos de racismo. De acordo com os militantes, os negros são excluídos da teledramaturgia e apesar de algumas mudanças, promovidas pela população e pelos Movimentos Negros, a participação do negro continua baixa e presa aos estereótipos. No final da primeira página o informativo deixa um recado para os simpatizantes pedindo que os mesmo filiem-se ao Movimento Negro Unificado, para assim fortalecer o movimento.

Em sua segunda página é apresentada a coluna “Aqui, acontece…”, que traz várias notícias, entre elas, sobre a formação de um núcleo para estudos sobre o tema negro e informações acerca do apoio dado pelo MNU-PE a um caso de racismo que ocorreu no Shopping Center Guararapes na cidade de Jaboatão, em Pernambuco. No acervo no MNU-PE, na Casa da Cultura, é possível encontrar documentos e informações sobre este caso de discriminação.

O Informa Negro apresenta ainda as diversas atividades planejadas pela entidade, além da agenda cultural, aniversariantes do mês e o número do disque denúncia, com o objetivo de mostrar a população que é preciso denunciar casos de discriminação racial.

Nº1:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*