Boletim Informativo Nega Massa

Nega Massa é um boletim informativo do Núcleo de Mulheres do Movimento Negro da Bahia. Foi lançado em 1998, com o objetivo de trazer informações e ressaltar o papel da mulher nas lutas pelos Movimentos Negros. O boletim conta com duas páginas. Será disponibilizada nesta postagem a segunda edição do Nega Massa.

  • Nega Massa – Ano 0 – Nº2.

Em sua primeira página o boletim apresenta o Editorial, que ressalta o aniversário de 20 anos de luta do Movimento Negro Unificado, que foi fundado em 1978 na cidade de São Paulo. O editorial salienta as conquistas do MNU, como o combate ao mito da democracia racial, a luta pela consagração da figura de Zumbi, entre outros marcos. Recebe destaque também a participação das mulheres em todos esses momentos e conquistas.

O boletim traz outras notícias como o texto sobre uma plenária da articulação de mulheres negras que debateu o calendário e o conjunto de atividades para o segundo semestre do ano de 1998 e 1999. A plenária ocorreu em julho de 1998.

A primeira página apresenta ainda um texto sobre a escolha de roupas afro-baianas e a relação entre beleza e identidade. O texto procura discutir a forma de se vestir da mulher negra.

Em sua segunda página o Nega Massa traz uma matéria sobre os 20 anos do MNU e a resistência e luta da mulher negra, retornando o que foi discutido brevemente no Editorial. Segundo o boletim, é preciso destacar a participação das mulheres que “(…) sustentaram, lideraram e marcaram com seu toque de rebeldia, e contestação feminina-africana a história do movimento de libertação negra no Brasil”. O artigo apresenta figuras como Luiza Mahim, Zerefina, Aqualtune e Dandara. Por fim, é lembrada a luta do MNU desde de sua fundação e a relação entre racismo e sexismo. O texto é de Cláudia Pacheco.

Nº2:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*