Web e Participação – a democracia no século XXI


Há quase um ano desta postagem, em 28 de setembro de 2010, Adriana de Araújo Guzzi, mais conhecida como Drica Guzzi, lançava seu livro “Web e Participação – a democracia no século XXI”.
.
Neste livro, Drica Guzzi traz uma leitura importante dos movimentos de redes sociais no Brasil via Web 2.0 e sua relação com a participação pública eletrônica, a chamada e-participação. A partir de uma análise do continuum da participação pública, descreve como podemos caminhar progressivamente em ações democráticas através da internet. A autora ainda mostra como estão ligados o conceito de democracia e os dispositivos de participação ampla proporcionados pelas novas tecnologias de comunicação.
.
Decorrente de sua dissertação de mestrado na área de Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), intitulada “Participação Pública, Comunicação e Inclusão Digital” que pode ser lida e baixada na íntegra aqui, o livro busca esclarecer como a rede transforma as fronteiras de espaço e tempo, favorecendo o compartilhamento de informações e opiniões. “A grande inovação que a conversação na rede proporciona é a possibilidade de reunião dessas pessoas num ambiente favorável às discussões. O desenvolvimento da tecnologia de comunicação na rede têm permitido conversas cada vez mais descentralizadas e fluídas nas redes.
.
A virada na campanha de Barack Obama, nos Estados Unidos, e o sucesso do abaixo-assinado da Ficha Limpa,  são exemplos desse novo ambiente de conversas”, diz Drica.

.

“Nessa nova esfera pública que ocupamos hoje na web, expressões como participação pública e opinião pública devem ser repensadas não apenas retoricamente, mas em termos de educação, aprendizagem, capacitação profissional, comunicação, empresas, informação, diálogo, entre tantos outros, que no contexto social global vão adquirindo sentidos novos, na mesma medida em que novas práticas de colaboração vão surgindo”, completa ela.

Rogério da Costa, orientador da tese “Participação Pública, Comunicação e Inclusão Digital”

Ao debater o assunto, Drica mostra alguns exemplos bem-sucedidos de participação no Brasil e no exterior, entre eles a enquete parlamentar on-line sobre violência doméstica, no Reino Unido; A rede Iperbole e a construção de uma comunidade participativa on-line – e-consulta sobre o trânsito na cidade de Bolonha, na Itália; e o programa de inclusão digital do Governo do Estado, Acessa São Paulo.
O primeiro capítulo da obra contextualiza a evolução da comunicação e o desenvolvimento das novas tecnologias, além do processo de implantação de uma nova forma de comunicação baseada nas redes digitais, de forma descentralizada. No segundo capítulo, Drica mostra as maneiras de se medir a participação pública eletrônica, baseando-se em documentos e exemplos de organizações internacionais, como os da Organização das Nações Unidas (ONU) e o da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Na terceira e última parte, a autora avalia o programa Fala São Paulo, através de um estudo de caso, como um modelo nacional de inserção social e participação comunitária. “Essa experiência envolveu desafios não apenas tecnológicos e de inclusão digital, mas de desenvolvimento de estratégias para uma efetiva participação pública na governança política por meio da internet”, conta Drica. O Fala São Paulo é um canal de expressão, baseado em consulta aos usuários dos postos Acessa por meio de enquetes semanais. Essa iniciativa faz parte do programa Acessa São Paulo, desenvolvido pela Escola do Futuro (USP) para o programa de inclusão digital do governo paulista.
“A ideia do livro é mostrar como as comunidades virtuais sem território e a imensa possibilidade de expressão permitida pela internet abrem um novo espaço para a comunicação transparente, tanto no nível local quanto no global, levando, potencialmente, a profundas renovações das condições da vida pública, ou seja, maior liberdade e responsabilidade de um indivíduo enquanto cidadão”, completa a autora.
Veja também:

Capitulo 1 do livro licenciado sob Creative Commons.

Site da autora – http://dricaguzzi.info

Entrevista na rádio Jovem Pan com Drica Guzzi falando sobre o livro e sobre sua visão dos novos rumos que web vem tomando em nossa vida social – mp3.

Entrevista na rádio Jovem Pan com Drica Guzzi falando sobre o livro e sobre sua visão dos novos rumos que web vem tomando em nossa vida social – OGG.

Vídeo – Drica Guzzi fala sobre a importância do programa Telecentros.br na 9° Oficina para Inclusão Digital.

[vimeo 13461616]

Vídeo – Drica Guzzi fala sobre programa Acessa SP

[youtube yGZg6iZAGOw]

  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)
*


Pular para a barra de ferramentas