Pré-forum Paulista de Cultura Digital: o que eu tenho a ver com isso?


“O estado de sp não vai fazer o fórum paulista de cultura digital.
Vai fazer parte do grupo que vi fazer o fórum.
Tem uma diferença aí, percebe?”

José Luiz Herência,
Coordenador da Secretaria de Fomento e Difusão Cultural
da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
.
Depois da realização de algumas reuniões entre diversos atores sociais da Cultura Digital em São Paulo, reuniões estas que tinham como pauta a realização de um 2° Fórum Paulista de Cultura Digital (ver sistematização do 1° forum aqui.) e a formatação de modelos de formação para Pontos de Cultura nas temáticas ligadas a Cultura Digital, ainda ficou presente a necessidade de ampliar espaços de diálogo e de sistematização destas necessárias construções. Para e portanto, faz-se sugestivamente necessário um momento cara-a-cara, ao que pode-se considerar Pré-forum Paulista de Cultura Digital.
.
Relembrando…
.
Eventos que vão acontecer nesse segundo semestre de 2011 ligados a Cultura Digital:
.
Fórum da Internet – 13 e 14 de out, em São Paulo SP
.
Festival da Cultura Digital BR – 02 a 04 de dez, no Rio de Janeiro RJ
.
Conisli – 04 e 05 de out, em Osasco SP
.
II Encontro do Software Público Brasileiro 25, 26 e 27 de out, em Brasília DF
.
Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica – CONTATO 14 a 20 de nov em São Carlos SP
.
Hack’n Rio – Rio de Janeiro RJ 02 e 03 de dez
.
Diante desse calendário, surgiram as seguintes sugestões:
.
Executar um pré-forum, na semana de 14 a 20 de nov, durante o festival Contato, aproveitando que o Festival é agenda de uma porção de pesquisadores, atores do tema, ativistas de midia e arte livre, entre outros.
.
Pensar numa proposta de Fórum Paulista de Cultura Digital para 2012, talvez em Março/Abril. Essa proposta contaria com mais tempo de planejamento, articulação e execução. Como um dos motes é o envolvimento de atores da ponta (pontos de cultura, telecentros, comunidades que lidam com tecnologia ainda de maneira mais iniciante e experimental), talvez, vislumbrar uma execução deste fórum numa data mais distante daria condição melhor de contato/divulgação a estes coletivos.
.
Vale lembrar que a sec. de estado da Cultura se coloca como parceira na execução deste fórum. Se o mesmo for realizado em 2011, a parceria, por questões orçamentárias já predefinidas, se daria apenas por via de institucionalidade e por alguns recursos restritos a transporte e a alimentação. Se for realizado em 2012 a parceria pode ser ampliada e melhor planejada conforme indicativo do grupo organizador.
.
Outra proposta é iniciar, o quanto antes, a sistematização e a construção coletiva tanto da proposta deste fórum quanto deste pretenso modelo de formação numa plataforma web, que pode ser uma wiki, um WP, um Drupal, enfim.
.
O Fórum Paulista de Cultura Digital não tem pretensão de se apoiar na Secretaria de Cultura de São Paulo nem em nenhuma outra instância governamental como o Fórum da Cultura Digital Brasileira se apoiou no Ministério da Cultura. Por este motivo, contamos com a colaboração e as tecnologias sociais de todos os envolvidos a fim de melhor realizá-lo, sustentavelmente, independentemente e libertariamente.
.

O que eu tenho a ver com isso?

.

Se você é metarecicleiro, estudiolivrista, telecentrista, ativista da Cultura Digital, adepto da Cultura Hacker e das licenças livres; se você acha que não foi você que escolheu a cibercultura, mas sim a cibercultura que te escolheu; se você pensa que uns mexem no computador porque tem talento, mas você mexe porque tem uma missão, então você tem tudo a ver com essa história!
.
Atenção: o 5° Festival Contato (http://www.contato.ufscar.br) que ocorre de 14 a 20 de novembro de 2011 vai ser palco de grandes discussões a cerca dos conceitos que envolvem a Cultura Digital e os modelos de formação dessa temática. Estamos chamando esse momento de Pré-forum Paulista de Cultura Digital e você está convidado a participar, tanto presencialmente quanto virtualmente dessa idéia.
.
Veja a proposta de realização desse momento (para editar sugestões clique aqui.):
.
Dia 16/11/2011, de manhã, das 10:00 as 13:00 -> IDÉIAS PERIGOSAS =O
Roda de conversa com figuras de destaque na rede que possam dar pitacos importantes. Momento chuva de idéias, saravá de referências. Quem fala (Um pentagrama da Cultura Digital)?
.
  • 1 ativista da Metareciclagem para falar sobre como a metarec tem pensado/agido/articulado coisas em rede e que conceitos carrega (labs de garagem, descentralização, deslocamento e (des)universitarização da inovação tecnológica);
  • 1 ativista falando sobre Rede enquanto Tecnologia Social;
  • 1 ativista telecentrista falando sobre a Rede de Nacional de formação do telecentros.br, de como uma rede de formação a distância pode servir a propósitos de propagação livre do conhecimento;
  • 1 ativista hacker falando sobre a importância dos dados abertos para construções e deliberações conscientemente e democraticamente coletivas;
  • 1 ativista falando sobre quais são as políticas, padecentes ou não de investimentos, que vigoram como urgentes para os problemas sociais de hoje e de amanhã, em especial as do campo da cultura e educação;
.
Dia 16/11/2011, de tarde, das 14:30 as 17:30 -> IDÉIAS PERIGOSAS registradas em Arte =O
Continua o papo, mas a proposta é sistematizar isso com arte. Uns escrevem, poetizam, outros filmam, editam, colhem papos, cenas, outros desenham.
.
Dia 17/11/2011, de manhã, das 10:00 as 13:00 -> A Academia abre as portas.
Sugestão de que professores universitários como Ivana Bentes, Sérgio Amadeu, Nelson Pretto, Ladislaw Doubor falem sobre Cultura Digital.
.
Dia 17/11/2011, de tarde, das 14:30 as 17:30 -> A Academia abre as portas registradas em Arte.
Continua o papo, mas a proposta também, assim como no dia anterior é registrar com arte.
.
Dia 18/11/2011, de manhã, das 10:00 as 13:00 -> A política escuta e a escuta política, PCult (en)cena.
Sugestão de uma mesa com José Luiz Herencia (Coordenador de Fomento e Difusão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura De São Paulo), Márcia Rollenberg (Nova secretária da Secretaria de Cidadania e Difusão Cultural do Ministério da Cultura), deputado Newton Lima (PT-SP – Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara).
.
Dia 18/11/2011, de tarde, das 14:30  das 17:30 -> A política escuta e a escuta política, PCult (en)cena.
Sistematização.
.
.
Contamos com sua presença, com sua colaboração e com suas criativas idéias!
  1. Nenhum comentário ainda.
(não será publicado)
*


Pular para a barra de ferramentas