OcupaKapinawá

OcupaKapinawa

“Ocupação, Estamparia e Grafismos Kapinawá” é um projeto cultural incentivado pelo FUNCULTURA/PE e, em parceria com o povo Kapinawá, realiza imersão no repertório visual, imagético e cultural da comunidade indígena. A ocupação acontece nos espaços de pulsão artístico/culturais das aldeias promovendo ações para mapear os sítios rupestres da região e grafismos Kapinawás e assim, estimular o desenvolvimento de estampas com os símbolos gráficos ancestrais e contemporâneos.

O projeto parte de uma proposta de ocupação, junto à comunidade indígena Kapinawá, executada em 3 ações: pesquisas de campo e rodas de conversa, oficina de estampas “étnicas” e mostra expositiva do conjunto de símbolos criados pelos indígenas sob mediação e pesquisa de Zzui Ferreira. A etapa de pesquisa de campo e rodas de conversa tem como intenção sensibilizar e articular as partes envolvidas, equipe técnica/artística e comunidade indígena. IMG_0894-w
Os Kapinawás, assim como outros grupos indígenas, tem como ânsia libertarem-se de estereótipos cristalizados sobre sua identidade. A partir de uma autodescrição da sua história cotidiana e ancestral, a comunidade pode conquistar mais autonomia e reafirmação de sua cultura. Ações como essa, aliando atores sociais ao conhecimento técnico e criativo do design, fortalece a identidade, uma linguagem visual própria.

cropped-IMG_0620-w.jpg
Pintura sobre pedra “tauá”, realizada pelos participantes das oficinas. A matéria-prima utilizada para as pinturas rupestres da região é a mesma utilizada para pintura corporal dos indígenas locais. “Tauá” é como chamam a pedra (óxido de ferro). Na tipografia com o escrito Kapinawá, aplicação de símbolo contemporâneo # “hashtag” e digitais das mãos inspirados no carimbo pré-histórico.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>•<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

28 04 15 assinatura institucional horizontal