LIVROS | E AÍ, COMEU? – Marcelo Rubens Paiva

Marcelo Rubens Paiva, cronista do jornal Estadão, diretor de peças teatrais, autor de 11 livros, dentre eles, Feliz Ano Velho (lhe rendeu o Prêmio Jabuti, em 1982) e Fêmeas (coletânea de textos do autor) e ainda Malu de Bicicleta (ganhou o prêmio da Academia Brasileira de Letras pelo roteiro do filme), narra em E AÍ, COMEU? a estória de 03 amigos que trocam conversas em mesas de bares regadas a chope sobre mulheres e dilemas existenciais dos lobos que já não são mais tão jovens.

Honório, Fernando e Mattar (a esquadrilha da fumaça) instituem a confraria (protagonistas da estória). Entre chopadas e filosofias de boteco, em última instância, enaltecem as fêmeas. Algo curioso que chama a atenção! Mattar é um esboço de escritor que não consegue publicar um livro. Talvez a servir de inspiração e aprendizado para os milhares de aspiras a escritor.

Aliás! Nelson Rodriguez já dizia: “Jovens envelheçam rápido“. Fato! A maturidade com o passar dos tempos é algo que chega mais tarde ou mais cedo. Os amigos ao mesmo tempo que possuem traços de jovens adolescentes, por outro lado, conservam linhas de sabedoria.

Assim, surgem certas questões:

“Por que os homens fingem desprezar as mulheres que amam?”

“Por que escondem tanto seus sentimentos?”

“Por que entre amigos, no futebol ou na mesa de bar, reduzem toda fome de amor e sexo na mesma pergunta – e aí… comeu?”

“Fernando, Honório e Mattar são especialistas nesse discurso masculino artificial, que só aparentemente desqualifica as mulheres. Você conhece bem essa turma. Quem sabe seja um deles, ou na outra mesa, com suas amigas, arrisque dizer que os homens são bem mais românticos do que pensam…”

E esclarece: “A origem deste livro é a peça E aí, comeu?, melhor texto Shell de Teatro em 1999. Nos cinemas, em 2012, a comédia se consagrou como uma das 20 maiores bilheterias depois da Retomada“.

No cinema a obra foi protagonizada por Marcos Palmeira, Bruno Mazzeo e Emílio Orciollo, sendo um dos maiores sucessos de 2012.

Por Nicholas Merlone

Foto de perfil de Leitor Andarilho

Autor: Leitor Andarilho

Escritor Viajante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*