ago 29

Bazar do Oscar – Acervos Digitais

_MG_6906

No blog do projeto “Os Três Presentes Mágicos” é possível acessar e conhecer documentos digitalizados relevantes do processo criativo de “Os Três Presentes Mágicos”. São desenhos, esquemas, cartazes, planos de direção, dramaturgia e muito mais, gentilmente recolhidos em colaboração com Oscar Luz, que é agente de inclusão digital do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e associado da Associação Software Livre.Org.
Faça bom proveito deste bazar de coisas boas do Oscar. Façam bom uso também de tudo que temos aqui!
É livre! É nosso!

ago 29

Última apresentação de “Os Três Presentes Mágicos”. Vem gente!

IMG-20160814-WA0001

Estamos chegando na última apresentação desta 1ª temporada de “Os Três Presentes Mágicos”. A partir de setembro/ 2016, iniciaremos a articulação para a nova temporada, com circulação por escolas e espaços públicos.

Não percam! Teremos, antes da apresentação, um intercâmbio musical e a pré-estreia do espetáculo “Um Sonho de Liberdade” (projeto Comunicação e Arte – Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo).

Vem gente!

31/08 (Quarta-Feira):
14h – Intercâmbio Musical (Tinga Digital, Escola Cônego Paulo de Nadal e Escola Rio de Janeiro)
17h – Pré-estreia do espetáculo “Um Sonho de Liberdade” (projeto Comunicação e Arte – Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo)
18h – Apresentação Final do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

Local: Praça Alexandre Záchia, Bairro Cristal, Porto Alegre, RS.

– Caso chova, a apresentação será cancelada.
– Mais informações: quilombodosopapo@gmail.com | leandrosilva.bonecos@gmail.com | (51) 8269.4614 ou acesse nosso blog: www.culturadigital.br/ostrespresentesmagicos

ago 29

As lindezas de “Os Três Presentes Mágicos” antes de começar…

Fizemos alguns registros de momentos de preparação das apresentações públicas do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” que acontecem durante todo o mês de agosto no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo e na Praça Alexandre Záchia, Bairro Cristal, Porto Alegre, RS.

São momentos de espontaneidade, de participação dos encenadores, do público e do ambiente… “Os Três Presentes Mágicos” começa antes de começar. Desde a escolha do local de montagem, o encontro com as pessoas na praça, o transporte das traquitanas cênicas, a interação com as crianças, os ajustes da equipe, a montagem da exposição fotográfica. Tudo faz parte de uma única e mesma experiência!

Exposição fotográfica #OsTresPresentesMagicos
Produzida por Leandro Anton (Coletivo Imagens Faladas)
#QuilombodoSopapoSempre

20160828_162243

Antes de começar #OsTresPresentesMagicos
#QuilombodoSopapoSempre

20160828_165037 20160828_165055

O tapete voador, o espelho mágico e a rede indestrutível: #OsTresPresentesMagicos

20160828_165152

Nosso céu em #OsTresPresentesMagicos
#QuilombodoSopapoSempre

20160828_165922

Crianças entram no clima com maquiagem de princesas e guerreiros africanos antes do início de #OsTresPresentesMagicos . A make é um mimo da Marion Santos para a criançada.

 IMG_20160829_075340
Músico e contador de histórias Edu do Nascimento se aquecendo para o início de #OsTresPresentesMagicos com a ajuda da garotada. Só alegria!

ago 22

Espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” e linda programação na praça! Vem gente!

_MG_7387

Programação:


23/08 (Terça-Feira):
18h – Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

24/08 (Quarta-Feira):
18h: Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

27/08 (Sábado):
10h – Aula Pública “Território e Fotografia” (Imagens Faladas)
15h – Ensaio aberto do espetáculo “Um Sonho de Liberdade” (projeto Comunicação e Arte – Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo)
17h – Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

28/08 (Domingo):
17h – Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

31/08 (Quarta-Feira):
14h – Intercâmbio Musical (Tinga Digital, Escola Cônego Paulo de Nadal e Escola Rio de Janeiro)
17h – Pré-estreia do espetáculo “Um Sonho de Liberdade” (projeto Comunicação e Arte – Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo)
18h – Apresentação Final do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

– Caso chova, a apresentação será cancelada e transferida para a data posterior da programação.
– Algumas atividades, como as aulas públicas, poderão realizar-se no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, situado na Av. Capivari, Nº 602, Cristal, em frente à Praça Alexandre Záchia.
– Mais informações: quilombodosopapo@gmail.com | leandrosilva.bonecos@gmail.com | (51) 8269.4614 ou acesse nosso blog: www.culturadigital.br/ostrespresentesmagicos

O projeto:

O projeto ““Os Três Presentes Mágicos – Pesquisa, Criação Coletiva, Produção e Circulação de Espetáculo com Teatro de Animação (Bonecos, Objetos e Máscaras) e a Musicalidade do Tambor de Sopapo” realiza rodada de apresentações do espetáculo, fruto do processo criativo de 08 meses desenvolvido pelo Coletivo de Arte Negra Kayodê no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). O projeto foi financiado através da Bolsa Funarte de Apoio aos Artistas e Produtores Negros 2014.

O processo de criação do espetáculo está acessível para todos os interessados através de um blog de processo, alimentado de forma permanente pela equipe do projeto. É possível acessar notícias, eventos, artigos, fotos, vídeos, pesquisas, etc utilizadas na criação do espetáculo. A página é ancorada na Plataforma Cultura Digital, de código aberto e livre. Acesse: www.culturadigital.br/ostrespresentesmagicos

_MG_7444

Sinopse:

Livremente inspirado na obra de Rogério Andrade de Barbosa, o espetáculo reúne as técnicas da Contação de Histórias e do Teatro de Animação para contar a saga de três irmãos que partem em aventura de sua comunidade, uma pequena aldeia no antigo reino do Congo, para salvar uma princesa aprisionada por um terrível monstro. Após cumprirem tarefas para uma criatura misteriosa, recebem presentes encantados – um espelho mágico, um tapete voador e uma rede indestrutível – com os quais podem libertar a princesa cativa e ser, apenas um deles, digno de casar-se com ela.

O conto faz parte de uma vertente da tradição oral africana chamada “história-enigma”, na qual o ouvinte é quem opina ou decide sobre a solução ou destino das personagens. Um jeito ativo de participar, discutir, decidir e aprender, em coletividade, lições de vida e valores humanos.


Ficha Técnica:


Duração: 50 minutos
Técnicas: Contação de Histórias, Bonecos de Luva, Teatro de Sombras, Teatro Visual (técnicas mistas)

Coordenação Geral, Direção Artística e Executiva: Leandro Silva
Contadores de Histórias: Edu do Nascimento, Beatriz Rodrigues e Julia Santos
Manipulação de Bonecos, Máscaras, Objetivos e Sombras: Leandro Silva, Diane Barros, André de Jesus e Adão Bonifácio
Cenografia e iluminação: criação coletiva
Apoio Técnico: Oscar Luz
Apoio Finalização de Bonecos: Anderson Gonçalves (Cia. Trupi di Trapu)
Assessoria em Expressão Corporal e Dramática: Roberta Darkiewicz
Assessoria em Expressão Vocal: Richard Kümmel Lipke
Assessoria em Figurinos e Acessórios: Marion dos Santos e Wera Oliveira
Fotografia: Leandro Artur Anton (Imagens Faladas)
Vídeo: Cristalizar Vídeo Produção (CVP)
Identidade Visual e Gráfica: Filhos do Mundo Arte e Comunicação Cidadania

ago 15

Videodocumentário sobre o processo criativo de “Os Três Presentes Mágicos”

Documentário com depoimentos e registro do processo criativo do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” (Porto Alegre-RS), projeto apoiado através da Bolsa Funarte de Apoio aos Artistas e Produtores Negros 2014.

Produção: Cristalizar Vídeo Produção (CVP)/ Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo

Link no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=aZeaDbnjzqI

rodapé post blog

ago 15

Espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” encanta espaço público na periferia de Porto Alegre!

No final de semana, dias 13 e 14 de agosto, a comunidade do Cristal assistiu a uma alegre movimentação desde às 15 horas na Praça Alexandre Záchia, ao lado do Barra Shoping: sete artistas começam a montagem de um espetáculo teatral. São traquitanas curiosas de bambus, equipamentos de luz e som, bonecos, instrumentos musicais e encenadores ricamente vestidos.

Antecipando os trabalhos, a artista Marion Santos passeou entre a plateia fazendo maquiagens africanas nas crianças, que acorreram aos montes. Logo, os adultos, mães, pais e frequentadores da praça também aderiram a brincadeira.

No horário exato, às 17 horas, a alegre boneca Gertrudes, do Grupo Fuzuê Teatro de Animação, deu as boas vindas e convidou os presentes para o espetáculo que vai começar! Os contadores de histórias Edu do Nascimento, Beatriz Rodrigues e Julia Santos narram, sempre pontilhado pela música percussiva, a história dos três irmãos apaixonados por uma princesa no interior do África e que partem em aventura para esquecer a amada e fortalecer o elo de fraternidade entre si.

Na empanada, bonecos e sombras manipulados pelos artistas André de Jesus, Diane Barros, Adão Bonifácio e Leandro Silva transportam o público para o tempo e o lugar dos acontecimentos desta história tradicional africana. Tudo é um enigma; não tem final nem solução fechada. O que vale aqui é se divertir, pensar e participar. Todos e todas podem vivenciar momentos do espetáculo, inclusive a festa dada pelo Quimpassi aos três irmãos, simbolizado nas bandejas de doces que são fartamente distribuídos ao público.

Além do circulo de cadeiras ao redor do espetáculo, o público se organizou nos bancos da praça, nas cangas coloridas espalhadas na grama e até os meninos pararam o jogo de futebol no campinho para acompanhar o espetáculo.

Como não acontecia há dias, o sol brindou Porto Alegre – RS com dois dias lindos de claridade, energia e calor. Dias para embarcar nesta aventura de retorno às nossas origens, à África-Mãe, ao tambor que bate no peito de cada um e cada uma… o Coração-Sopapo!

Toda a programação faz parte também do compromisso do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo em oferecer à comunidade do Cristal oportunidades de fruição artística e cultural, bem como consolidar sua atuação como principal equipamento cultural de portas abertas da comunidade.

#OsTresPresentesMagicos

#QuilomboDoSopapoSempre

#DivulgaCultura

Confira imagens das apresentações do espetáculo. As fotos foram gentilmente cedidas por Leandro Anton (Coletivo Imagens Faladas), Odon Correa e Marion Santos.

distribuição dos presentes espelho de luz e sombra os três presentes mágicos 04 os três presentes mágicos 05 os três presentes mágicos 06 os três presentes mágicos 07 os três presentes mágicos 08 os três presentes mágicos 09 os três presentes mágicos 10 os três presentes mágicos 11 os três presentes mágicos 12 os três presentes mágicos 13 os três presentes mágicos 14 três presentes mágicos 01 três presentes mágicos 02 três presentes mágicos 03 vista geral com três irmãos vista geral praça

IMG_20160815_120043 IMG_20160815_120340 IMG-20160814-WA0003 IMG-20160814-WA0020 IMG-20160814-WA0026

Acompanhe a programação para os próximos dias, integrada com o #QuilomboDoSopapoSempre:

20/08

Sábado

10h – Aula Pública “Memória e Fotografia” (Imagens Faladas)

15h – Ensaio aberto do espetáculo “Um Sonho de Liberdade” (projeto Comunicação e Arte – Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo)

17h – Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

 

 21/08

Domingo

16h – Radioarte projeto Ruídos Urbanos/ Tema: Juventude e Poder (Sopapo de Mulheres)

17h – Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

 

23/08

Terça-Feira

18h – Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

 

24/08

Quarta-Feira

18h – Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

 

27/08

Sábado

10h – Aula Pública “Território e Fotografia” (Imagens Faladas)

15h – Ensaio aberto do espetáculo “Um Sonho de Liberdade” (projeto Comunicação e Arte – Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo)

17h – Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

 

28/08

Domingo

17h – Apresentação do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

 

31/08

Quarta-Feira

14h – Intercâmbio Musical (Tinga Digital, Escola Cônego Paulo de Nadal e Escola Rio de Janeiro)

17h – Pré-estreia do espetáculo “Um Sonho de Liberdade” (projeto Comunicação e Arte – Uma Onda no Ar do Quilombo do Sopapo)

18h – Apresentação Final do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” + Exibição de vídeo de processo (CVP) + Exposição Fotográfica (Imagens Faladas)

rodapé post blog

jul 29

Temporada “Os Três Presentes Mágicos” – O espaço público é lugar de teatro!

marca_recortada_presentesmágicos_completa

O projeto ““Os Três Presentes Mágicos – Pesquisa, Criação Coletiva, Produção e Circulação de Espetáculo com Teatro de Animação (Bonecos, Objetos e Máscaras) e a Musicalidade do Tambor de Sopapo” realiza rodada de apresentações do espetáculo, fruto do processo criativo de 08 meses desenvolvido pelo Coletivo de Arte Negra Kayodê no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre, RS). O projeto foi financiado através da Bolsa Funarte de Apoio aos Artistas e Produtores Negros 2014.

A primeira rodada de apresentações, com a chamada “o espaço público é lugar de teatro!”, tem como locais de referências a praça pública Alexandre Záchia e o equipamento cultural comunitário Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, no Bairro Cristal, na periferia de Porto Alegre – RS. Segundo a equipe, será uma maneira de devolver e prestar contas à sociedade da realização do projeto e de qualificar o espaço público e comunitário como lugar privilegiado da manifestação artística e cultural.

Também compõe a programação ensaios abertos do coletivo de percussão Ialodê Idunn, do espetáculo de bonecos gigantes “Um Sonho de Liberdade” (projeto Comunicação e Arte), radioarte com o Coletivo Sopapo de Mulheres/ Ruídos Urbanos e a mestra de cerimônia Boneca Gertrudes (Grupo Fuzuê Teatro de Animação), além de exibição de vídeos docs e fotografia do projeto “Os Três Presentes Mágicos” especialmente criados pela Cristalizar Vídeo Produções (CVP) e Coletivo Imagens Faladas.

O processo de criação do espetáculo está acessível para todos os interessados através de um blog de processo, alimentado de forma permanente pela equipe do projeto. É possível acessar notícias, eventos, artigos, fotos, vídeos, pesquisas, etc utilizadas na criação do espetáculo. A página é ancorada na Plataforma Cultura Digital, de código aberto e livre. Acesse: www.culturadigital.br/ostrespresentesmagicos

Sinopse:

Livremente inspirado na obra de Rogério Andrade de Barbosa, o espetáculo reúne as técnicas da Contação de Histórias e do Teatro de Animação para contar a saga de três irmãos que partem em aventura de sua comunidade, uma pequena aldeia no antigo reino do Congo, para salvar uma princesa aprisionada por um terrível monstro. Após cumprirem tarefas para uma criatura misteriosa, recebem presentes encantados – um espelho mágico, um tapete voador e uma rede indestrutível – com os quais podem libertar a princesa cativa e ser, apenas um deles, digno de casar-se com ela.

O conto faz parte de uma vertente da tradição oral africana chamada “história-enigma”, na qual o ouvinte é quem opina ou decide sobre a solução ou destino das personagens. Um jeito ativo de participar, discutir, decidir e aprender, em coletividade, lições de vida e valores humanos.

Programação:

13, 14, 20, 21, 27 e 28 de agosto de 2016 (sábados e domingos), às 17 horas, na Praça Alexandre Záchia, Bairro Cristal, Porto Alegre – RS.

23 de agosto de 2016 (terça-feira), às 18 horas, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, situado na Av. Capivari, nº 602 – Bairro Cristal, Porto Alegre, RS (em frente à Praça Alexandre Záchia).

24 e 31 de agosto (quartas-feiras), às 18 horas, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, situado na Av. Capivari, nº 602 – Bairro Cristal, Porto Alegre, RS (em frente à Praça Alexandre Záchia).

Atenção: Caso chova, a apresentação será cancelada e transferida para a data posterior da programação.

Especificações | Ficha Técnica

Duração: 50 minutos

Técnicas: Contação de Histórias, Bonecos de Luva, Teatro de Sombras, Teatro Visual (técnicas mistas)

Coordenação Geral, Direção Artística e Executiva: Leandro Silva

Contadores de Histórias: Edu do Nascimento, Beatriz Rodrigues e Julia Santos

Manipulação de Bonecos, Máscaras, Objetivos e Sombras: Leandro Silva, Diane Barros, André de Jesus e Adão Bonifácio

Cenografia e iluminação: criação coletiva

Apoio Técnico: Oscar Luz

Apoio Finalização de Bonecos: Anderson Gonçalves (Cia. Trupi di Trapu)

Assessoria em Expressão Corporal e Dramática: Roberta Darkiewicz

Assessoria em Expressão Vocal: Richard Kümmel Lipke

Assessoria em Figurinos e Acessórios: Marion dos Santos e Wera Oliveira

Fotografia: Leandro Artur Anton (Imagens Faladas)

Vídeo: Cristalizar Vídeo Produção (CVP)

Identidade Visual e Gráfica:  Filhos do Mundo Arte e Comunicação Cidadania

jul 29

Ensaios gerais e finais para temporadas abertas de “Os Três Presentes Mágicos”

IMG-20160727-WA0009

A equipe do projeto “Os Três Presentes Mágicos” está em intenso processo de ensaios e preparação final da temporada do espetáculo. Trata-se de um trabalho complexo, em que se conjugam canto, música, teatro de bonecos, teatro de sombras e até dança. Cada ensaio tem sido um verdadeiro “laboratório” de criação, experimentação e muitos, muitos aprendizados.

A temporada do espetáculo está definida e pode ser acessada na Agenda do projeto, disponível em: http://culturadigital.br/ostrespresentesmagicos/agenda/

A primeira rodada de apresentações, com a chamada “o espaço público é lugar de teatro”, tem como locais de referencias a praça pública Alexandre Záchia e o equipamento cultural comunitário Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, no Bairro Cristal, na periferia de Porto Alegre – RS. Segundo a equipe, uma maneira de “devolver e prestar contas à sociedade” a realização do projeto. A seguir, o projeto segue se apresentado em escolas públicas, projetos sociais, teatros e espaços abertos de Porto Alegre – RS e região.

Também compõe a programação: ensaios abertos do coletivo de percussão Ialodê Idunn, do espetáculo de bonecos gigantes “Um Sonho de Liberdade” (projeto Comunicação e Arte), radioarte com o Coletivo Sopapo de Mulheres/ Ruídos Urbanos e a mestre de cerimônia Boneca Gertrudes (Grupo Fuzuê Teatro de Animação), além de exibição de vídeos e fotografia do projeto “Os Três Presentes Mágicos” especialmente criados pela Cristalizar Vídeo Produções (CVP) e Coletivo Imagens Faladas.

Assim,a programação do projeto “Os Três Presentes Mágicos” se faz como uma grande festa de arte, acolhida e cultura comunitária, aberta à participação de todas e todos! É só chegar!

Confira imagens dos ensaios gerais:

20160720_201440 IMG-20160727-WA0021 IMG-20160727-WA0013 IMG-20160727-WA0012 IMG-20160727-WA0011

rodapé post blog

jul 27

Inventividade, participação e cooperação marcam o processo criativo de “Os Três Presentes Mágicos”

IMG-20160727-WA0001

O projeto “Os Três Presentes Mágicos” é um processo de pesquisa, criação coletiva, produção e circulação pública de espetáculo, tendo como referencia o conto africano “Os Três Presentes Mágicos”, de Rogério Andrade Barbosa, explorando o universo do Teatro de Animação (Bonecos, Objetos, Sombra e Luz) e a musicalidade do instrumento tradicional Tambor de Sopapo, envolvendo a participação de uma equipe multidisciplinar de 07 artistas criadores e produtores negras e negros (artistas bonequeiros, músicos, arte educadores, artesãos, técnicos) diretamente empenhados na sua execução, estimulando-os e valorizando suas capacidades.

Ao unir estéticas, técnicas e convidar artistas negras e negros vindos de vivências artísticas diferente, tem como sua metodologia de criação o processo colaborativo, marcado por intensa inventividade. Na prática, isso se traduziu com a criação conjunta dos bonecos, das estruturas cenográficas e apoio de parceiros com os figurinos, pinturas, etc. A equipe do projeto participa de todas as etapas da criação, que vai desde a discussão do que será feito, a elaboração do croqui, a escolha dos materiais e da técnica a ser empregada e, finalmente, a “mão na massa”.

Como “produtos” finais deste processo, temos a adaptação do texto, a composição de músicas e trilhas autorais, o coletivo assina toda a cenografia e a construção dos bonecos e participam do plano de direção na composição geral dos planos de cena.

20160725_131412 20160720_125841 20160720_125826 20160713_152325 20160709_125733

Também contamos com a participação de amigos e colaboradores como Marion Santos e Wera Oliveira nos figurinos, o Anderson Gonçalves, da Cia. Trupi di Trapu que colaborou na finalização das pinturas dos bonecos, a criação da identidade visual do projeto realizado com o apoio do Coletivo de Artes Gráficas e Comunicação Cidadã Filhos do Mundo e todo o registro e composição dos audiovisuais que contam com a participação da Cristalizar Vídeo Produções (CVP) e do Coletivo Imagens Faladas.

Mesmo que cada integrante do projeto também desempenhe funções específicas, configurada na ficha técnica do projeto, optou-se por um limite muito tênue entre todas estas funções, para que todas e todos se sintam à vontade para participar, opinar e criar de forma conjunta.

WP_20160629_16_26_14_Pro[1] 20160426_194656 20160503_195820 20160426_194738

Compreendemos o “processo colaborativo” como um processo de criação e gestão cultural que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Isso significa que busca prescindir de qualquer hierarquia preestabelecida e que feudos e espaços exclusivos no processo de criação são eliminados. Em outras palavras, o palco não é reinado do ator, nem o texto é a arquitetura do espetáculo, nem a geometria cênica é exclusividade do diretor. Todos esses criadores e todos os outros mais colocam experiência, conhecimento e talento a serviço da construção do espetáculo de tal forma que se tornam imprecisos os limites e o alcance  da atuação de cada um deles.  Preferimos denominar essa experiência criativa e coletiva, que tem sido objeto de estudo e desenvolvimento na Escola Livre de Teatro[1], de Santo André, com o nome de PROCESSO COLABORATIVO (e não método colaborativo) não só para preservar o caráter vasto e intuitivo da criação, como pelo cuidado, nunca desnecessário, de não objetivar excessivamente o fim pretendido.

DSCN6709 DSCN6724 DSCN6723

[1] A Escola Livre de Teatro de Santo André (São Paulo), mais conhecida como ELT, foi criada em 1990 na primeira gestão do prefeito Celso Daniel na cidade. Hoje a ELT é uma referência na formação teatral internacionalmente reconhecida pelo seu método inovador e pioneiro de trabalho, embasado na pedagogia da autonomia, na gestão coletiva e no processo de criação colaborativo, questões estas que influenciaram diretamente no modo de trabalho dos grupos de teatro paulista, conhecido como “Teatro de Grupo”. A ELT serve de exemplo para várias outras escolas livres que se criaram no país a partir da sua experiência.

rodapé post blog

jul 25

Produção audiovisual de “Os Três Presentes Mágicos” na reta final!

DSC_0056 Além de um espetáculo original unindo técnicas diversas de Teatro, Contação de História e Música, o projeto “Os Três Presentes Mágicos” tem, entre seus produtos finais, a disponibilização de um rico material audiovisual para acesso e download gratuito através do blog de processo a partir de agosto de 2016.

Para a realização deste material, a equipe do projeto firmou uma parceria com a Cristalizar Vídeo Produções (CVP), um empreendimento econômico solidário formado por jovens, com participação de negras e negros e incubado no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. Há mais de um mês, a equipe da CVP está em intensa movimentação com a equipe do projeto “Os Três Presentes Mágicos” para coleta de depoimentos, captação de imagens e áudios e edição dos materiais. As filmagens são coordenadas pela Cristina Nascimento, da Cristalizar Vídeo Produções (CVP).

Serão criados um documentário sobre todo o processo de criação do espetáculo e depoimentos de todos os participantes, mais um teaser de divulgação e uma gravação na íntegra da peça. Além de cópias em DVDs, todo este material estará disponível para download gratuito através das abas do blog.

DSC_0062 DSC_0144

DSC_0027 DSC_0105

Outro processo que complementa esta interface multimídia e tecnológica do projeto “Os Três Presentes Mágicos” é a realização de ensaios e saídas fotográficas assinadas pelo Coletivo Imagens Faladas, sob a coordenação do fotógrafo e educador popular Leandro Anton. Um álbum de lindas fotos em alta definição também estarão à disposição para download gratuito através do blog do projeto a partir de agosto.

Unir artes diversas – teatro, contação de histórias, artes visuais, músicas – e aproximar o ancestral do tecnológico e contemporâneo de forma dialogante e encantadora tem sido a grande aventura de “Os Três Presentes Mágicos”.

rodapé post blog

Posts mais antigos «

Pular para a barra de ferramentas