«

»

mar 17

Coletivo de Arte Negra debate Igualdade Étnico-Racial através de júri simulado

DSCN6669

A equipe do projeto “Os Três Presentes Mágicos” realizou, no dia 16 de março/2016, um debate sobre as questões da Igualdade Étnico-Racial através de um júri simulado e tomando como referência o filme “The Help – Histórias Cruzadas”. O debate fecha o primeiro ciclo de formação proposto para a equipe do projeto.

O júri foi um momento intenso de trocas, debates, sínteses e geração de conhecidos acerca das questões ligadas à afirmação da igualdade étnico-racial e a superação racismo. A atividade levou duas semanas de preparação e teve como passos: exibição do filme “The Help – Histórias Cruzadas”, a formação de duas equipes de debates (Defesa e Acusação), pesquisa e formação interna das equipes e, finalmente, o grande dia do debate. As equipes se empenharam em trazer o máximo de questões para o debate, tendo como enfoque as ideias do filme “The Help”. A mesa foi mediada por Leandro Silva, coordenador do projeto, Leandro Oliveira, bibliotecário, na condição de jurado do debate, e os observadores, Oscar Luz e Marion Santos, membros do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo. A metodologia de debate no formato de júri simulado permite discutir temas a partir de diferentes pontos de vistas e contribuir para uma olhar de conjunto da realidade.

DSCN6685

Equipe Acusação, formada por Edu do Nascimento, Beatriz Rodrigues e Diane Barros.

DSCN6692

Equipe Defesa, formada por André de Jesus, Júlia Santos e Adão Bonifácio.

DSCN6695

Jurado e Observação, formado por Leandro Oliveira e Oscar Luz. Participou ainda como observadora Marion Santos.

O filme The Help (Histórias Cruzadas) é um filme de drama, baseado no livro romance homônimo de Kathryn Stockett. O filme é um retrato sobre uma mulher caucasiana, Eugenia “Skeeter” Phelan, e o seu relacionamento com duas empregadas negras durante a era americana dos Direitos civis nos Estados Unidos de 1960. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspectiva das empregadas (conhecido como The Help), mostrando como elas estão sofrendo racismo na casa de brancos. O que foi objeto de julgamento por parte das equipes foi a própria obra e sua relevância para promover (ou não), através de seu conteúdo, a igualdade étnico-racial.

Para a equipe de acusação, o filme traz mensagens equivocadas sobre a questão da igualdade étnico-racial, que só respaldam e justificam o racismo por parte dos brancos, o que acompanha a esteira de muitas outras produções de Hollywood. Já para a equipe de defesa, vencedora do debate, é um filme relevante para se pensar e desconstruir as questões relacionadas à igualdade étnico racial, especialmente porque traz questões específicas e identitárias que precisam ser consideradas na reflexão da questão étnico-racial, como o gênero, a livre orientação sexual e a condição social.

Após a réplica, tréplica, fala dos observadores e voto do jurado, a equipe celebrou o fechamento deste primeiro ciclo de formação. Agora a equipe iniciará o processo de criação estética do espetáculo “Os Três Presentes Mágicos” e que trará, transversalizada, a superação do racismo e de todas as formas de discriminação e preconceito.

DSCN6698

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas