«

»

mar 24

Espetáculo Os Três Presentes Mágicos entra em fase de intensa criação

DSCN6716

O projeto “Os Três Presentes Mágicos” intensifica o processo de criação do espetáculo. A partir de jogos teatrais, os envolvidos na criação são motivados a recontar a obra literária e debater as possibilidades a serem exploradas na montagem teatral.

A partir de um jogo, intitulado “segura a criança”, quem recebe o boneco não pode deixar o conto morrer, tem que trazer riqueza de detalhes à sua narrativa e, inclusive, recuperar elementos que o colega esqueceu. Debate, brincadeira, jogo… tudo se mistura na dinâmica do exercício que propõe a ser uma das pontes entre a literatura e o teatro, ou cena, entre o livro e a cena. Também houve intenso debate sobre as culturas tradicionais e suas riquezas e de como os valores sociais podem ser bem diversos e até contrários à nossa própria realidade, o que exige do artista criador sempre um espírito de abertura e acolhida.

Após o exercício, o diretor do espetáculo, Leandro Silva, dialogou com os participantes a estrutura básica da criação do espetáculo. Estruturado com as linguagens do teatro e da contação de histórias, o espetáculo irá explorar a musicalidade do Sopapo, tambor tradicional do povo negro do Sul, e as estéticas milenares do Teatro de Animação: bonecos, máscaras, objetos e teatro de sombras. A proposta ainda preserva, a partir de elementos da contação de história, o “conto-enigma”, metodologia própria dos mestres griôs nas comunidades tradicionais africanas de educação coletiva das crianças e jovens.

DSCN6713 DSCN6710 DSCN6722

DSCN6724 DSCN6723

O espetáculo tem estreia prevista para agosto deste ano, com a realização de uma temporada de, pelo menos, 12 apresentações na região do Cristal e adjacências.

O projeto “Os Três Presentes Mágicos” faz parte da Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas