O Coletivo

P1060991

Para a execução do Projeto, os artistas se constituíram num Coletivo de Criação Artística. O objetivo é permitir a troca de conhecimentos, aumentar a interação entre os participantes e proporcionar um processo prático de educação para o trabalho profissional solidário. Espera-se que ao final do projeto o coletivo possa se consolidar como um espaço e um empreendimento de criação e profissionalização dos artistas negros, favorecendo a sua inclusão no mercado de Economia Criativa pela oferta de produtos culturais lúdicos, interativos e atrativos, garantido a geração de trabalho e renda para todos os envolvidos.

Compõem o Coletivo: Edu do Nascimento (ator bonequeiro e músico do Coletivo de Percussão), Diane Barros (atriz bonequeira e educomunicadora no Coletivo Sopapo de Mulheres), André de Jesus (ator e educador da oficina de Rádio Comunitária), Júlia Santos (atriz bonequeira do Núcleo Fuzuê Teatro de Animação), Adão Bonifácio (Coletivo Estúdio Multimeios) e Beatriz Rodrigues (Coletivo Yalodê Iduun).

Criação coletiva, gestão compartilhada e formação permanente são as bases da metodologia de trabalho no  Coletivo na execução do Projeto “Os Três Presentes Mágicos”, valores sobre os quais já se assenta todo o trabalho do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo.

Por pensar um processo de criação coletiva com artistas, criadores e produtores negros voltado para sua permanência e sustentabilidade futura, bem como o fortalecimento de seus espaços de luta, consideramos o Projeto pertinente para a afirmação dos direitos da população negra, especialmente o da livre expressão, criação e ao trabalho digno.

Pular para a barra de ferramentas