Como divido meus treinos?

treinarE aí pessoal! Uma coisa que me perguntam muito é quantas vezes deve se malhar cada músculo por semana.

O pessoal costuma perguntar isso porque tá todo mundo acostumado com a divisão que o corpo precisa pra fazer a musculação.

E dividindo o corpo por “partes” pra treinar durante a semana falta dia pra treinar tudo. Muita gente treina de segunda a segunda e não consegue dar conta do treino todo.

Eu não divido o corpo porque no mundo real se usa o corpo como conjunto… e usando o o corpo como um conjunto, o desgaste é muito maior e muito mais real.

É repetitivo o que eu vou falar aqui, eu sei, e é uma coisa óbvia: Mas se a gente fizer os movimentos que são os nossos movimentos do mundo real, a gente vai ficar muito mais forte e preparado pra encarar o mundo real.

A gente pode treinar o corpo inteiro. Com foco em grupos musculares diferentes. O corpo todo trabalha todos os dias, mas a ênfase do treino é o que tem que mudar… as vezes costas, outro dia peito, perna…

A ideia é sempre variar o estímulo. Se fizer a mesma coisa sempre, o corpo para de evoluir, ou vai evoluir muito pouco. E aí seguem me perguntando: eu posso fazer esse abdominal sempre?

Não, não pode. A resposta é NÃO. Tem que variar o estímulo na musculatura. O músculo tem que descansar, ele precisa desse tempo para a reconstrução da fibra muscular. E tudo isso vai auxiliar no desenvolvimento do condicionamento físico, da queima de gordura, da definição muscular.

Pensa comigo: em qualquer esporte, em qualquer movimento, o corpo não tá dividido, ele se move todo junto. No fim das contas, você deve trabalhar o corpo todo todos os dias, com enfoque em grupos musculares diferentes… e o que se faz uma vez por semana é justamente esse enfoque em grupos musculares diferentes.

E o foco não é bíceps, tríceps… Tem que ser em músculos grandes ou grupos musculares. Por isso o exemplo do peito, das costas, da perna. A ideia é sempre focar em toda uma região, não em um músculo específico.

Dores Musculares: Por que acontecem e como aliviá-las?

dor-muscular-pos-treinoSe você treina forte provavelmente já passou por isso, certo? Todo mundo que pratica exercício físico já sentiu: dores musculares pós treino.

Às vezes quando você se exercita, você acaba exagerando na dose, pode ser porque está fora de ritmo, porque tá começando muito empolgada, porque foi mal orientado ou simplesmente porque pegou pesado demais e isso acontece muito.

Você pode sentir um cansaço ou uma dor na hora. E isso porque quando você exagera no seu treino, você acumula no tecido muscular resíduos e fluidos, que causam justamente essa sensação de dor e de cansaço.

Essa dor e esse cansaço podem passar na hora, depois de alguns minutos de descanso, mas não interessa se você está começando agora ou se já treina há um tempão, você já deve ter passado por aquela sensação de acordar no dia seguinte de fazer algum exercício pesado se sentindo completamente quebrado, destruído, achando que não vai conseguir mexer as pernas nem levantar os braços.

O nome dessa dor é dor muscular tardia e ela é causada pelas contrações excêntricas, principalmente, quando um músculo se torna alongado enquanto sob tensão.

Um bom exemplo disso é imaginar fazendo um exercício na barra fixa. Esse momento controlado de tensão com o músculo se alongando é quando você está descendo no movimento, fazendo o bíceps alongar. Essa é a fase excêntrica.

Quando eu falei do acúmulo de químicos e fluídos na musculatura, eu tava falando mais diretamente do famoso ácido lático. O acúmulo dele na musculatura traz essa sensação de dor e cansaço.

Que para você remover mais rapidamente esse de ácido lático da musculatura, você pode ao invés de simplesmente esperar a dor passar, praticar algum exercício moderado.

Praticando o exercício moderado, você ativa a circulação e faz essa dor ser removida. Antes do que se você ficasse parado. E aí o que mais me perguntam sobre esse assunto é como fazer pra reduzir ou aliviar essas dores.

A melhor e mais conhecida maneira para aliviar essas dores no longo prazo é óbvia: tem que fazer uma progressão gradual no seu exercício, dando tempo suficiente para a sua musculatura se adaptar ao novo estímulo.

Quando fizer meus treinos, tem que descobrir qual o seu limite, cada um tem um ritmo. Você tem que ir no seu.

Outro ponto muito importante para a recuperação e também pra ter os melhores resultados dos treinos é dormir pelo tempo suficiente e um sono com qualidade suficiente.

O momento em que o corpo melhor se recupera da atividade diária é quando estamos dormindo, e isso inclui se recuperar de qualquer dores musculares.

Não dormir o suficiente pode fazer essas dores durarem mais tempo do que deveriam. Então é isso aí, não se afastem dos exercícios ou qualquer atividade física que vocês gostem pelas dores que podem vir.

É isso galera, essas são minhas dicas da semana! Quer saber mais, continua entrando por aqui e acompanhando todas as nossas postagens! Tem todo conteúdo aqui, o treino completo e organizado para você. Um forte abraço e até uma próxima!

Você também pode se interessar por Orlistat Emagrece

Maca Peruana: porque você deve consumir diariamente

Maca peruana é um vegetal de raiz nativa do Peru, cujo uso se remonta a três mil anos antes do nascimento de Cristo.

Mas somente nos últimos séculos, os atributos foram reconhecidos pelo mundo em geral, e esse excelente extrato fez o caminho para a América do Norte e a Europa.

Um adaptogen, por definição, a maca é credenciada com um super-alimento que ajuda a evitar muitas doenças modernas.

A Maca peruana possui benefícios e também alguns efeitos colaterais a serem cautelosos, especialmente se você tem alergias a certas plantas, ou se seu corpo é susceptível a alterações hormonais.

Você também deve saber quando pegar maca e, mais importante, quando NÃO a tomar.

Maca cresce nos picos montanhosos mais inóspitos dos Andes. É praticamente a única planta que pode sobreviver, até mesmo prosperar neste clima extremamente severo.

Assemelha-se a um cruzamento entre um grande rabanete e um nabo, e tem sido usado como alimento básico por séculos pelos habitantes locais.

No século 16, a maca foi cultivada e usada para trocar por estoques essenciais pelos índios Chinchayochas, que trocaram e dotaram os primeiros exploradores espanhóis.

O senso comum dita que, se qualquer coisa que tenha sido usada por muito tempo tenha efeitos adversos, seria bem documentada e escrita nos arquivos de muitas bibliotecas.

Felizmente, devido aos avanços em ciência e tecnologia, realmente sabemos os efeitos colaterais da maca! E eles não são mais sérios do que aqueles de outras ervas ou vegetais que se poderia usar diariamente.

Não tome maca se você tiver problemas de tireoide

maca-peruana1A raiz Maca Peruana é alta em iodo, com 50 ug de porção média. As doses extremamente altas de iodo têm efeitos adversos na glândula tireóidea e podem causar hipotireoidismo (1).

Paradoxalmente, a deficiência de iodo também pode desencadear problemas de tireoide e até causar um bócio também por causa das quantidades concentradas de glucosinolato de maca peruana.

Então, se você tem, ou já teve preocupações relacionadas com sua tireoideia, você pode querer evitar tomar maca (ou, pelo menos, consultar seu primeiro profissional de saúde primário). Se você é deficiente em iodo, a maca provavelmente beneficiaria sua saúde, mas se você tiver uma tireóide sensível, isso poderia causar problemas.

Saiba mais sobre aqui sobre a melhor maca peruana de 2018.

O que eu ando criando por aí…

Costumo estabelecer e separar algumas horas do meu dia para que eu consiga criar e entender novas redes sociais e tendências desse mercado online para os próximos meses. São algumas horas que eu julgo “dedicadas” e não perdidas tentando entender qual o pensamento das pessoas que trabalham com isso e do que o público realmente ainda precisa.

Claro, afinal está cada vez mais difícil criar algo original e único nesse mercado. Tudo acaba se tornando uma cópia de redes e sites que já temos e que não oferecem nada de novo. Querem conferir o que eu encontrei navegando pela rede?

Confere aí:

https://myspace.com/henriquepazin/

http://www.alternion.com/users/pazin/

https://www.inoreader.com/bundle/0014cd63caf0

https://trello.com/b/jEkgDhyc/henrique-pazin-trello

https://www.specificfeeds.com/henriquepazin

https://henriquepazin.bandcamp.com/album/surf-music

https://mastodon.social/@hppazin

https://wasaradan.m.to/@pazin

https://nulled.red/@hppazin

https://vpn.tv/@henriquepazin/with_replies

https://wubrg.social/@henriquepazin

https://masto.donte.com.br/@henriquepazin

https://wandering.shop/@henriquepazin

https://w3c.social/@henriquepazin

https://vulpine.club/@henriquepazin

https://vis.social/@henriquepazin

E vocês? Conhecem algumas outras redes sociais para me indicar? Conta aí!

 

Descobri novas redes sociais

Eu costumo ficar navegando na internet e tentar encontrar novas redes sociais ou sites que podem facilitar minha vida.

A principal razão pela qual os usuários utilizam as redes sociais é para se manter em contato com as atividades dos amigos; manter-se atualizado com notícias e eventos atuais é o segundo maior motivador. É o que revelou um estudo recente do Global Web Index, realizado no segundo semestre de 2014 com usuários de internet entre 16 e 64 anos.

O estudo pediu aos participantes que respondessem à seguinte pergunta: “Quais são suas principais razões para usar serviços de redes sociais?”. 55% deles selecionaram a opção “para me manter em contato com o que os meus amigos estão fazendo”, e 41% selecionou “para me manter atualizado com os eventos e notícias do momento”. A resposta “Para preencher tempo livre” também foi marcada por 41% dos entrevistados.

Dentre as dez opções oferecidas, a menos marcada foi “para compartilhar detalhes do que estou fazendo em minha vida cotidiana”, selecionada por apenas 27% dos participantes. “Conhecer novas pessoas” e “me relacionar com outras pessoas de maneira geral” vieram em seguida, com 32% e 33%, respectivamente.

Segundo o Global Web Index, o estudo revela uma postura passiva dos usuários dessas redes: “muitos usuários de redes sociais  estão pensando nessas redes como fontes de conteúdo, mais do que como plataformas que exigem contribuição ativa”.

O site também apontou para o fato de que os participantes se sentiam mais à vontade em compartilhar conteúdo, de uma forma geral, do que detalhes de sua vida pessoal.

Confira meus novos perfis:

https://www.zotero.org/henriquepazin/items/itemKey/NJMMTC7M

https://www.ted.com/profiles/10148431

https://www.openstreetmap.org/user/Xtrasize%20BR

https://mastodon.social/@henriquepazin

https://framapiaf.org/@henriquepazin

https://counter.social/@henriquepazin

https://wasaradan.m.to/@henriquepazin

https://octodon.social/@henriquepazin

https://nulled.red/@henriquepazin

https://hulvr.com/@henriquepazin

https://vpn.tv/@henriquepazin

https://imastodon.net/@henriquepazin

https://zerohack.xyz/users/4525

https://social.tchncs.de/@henriquepazin

https://framapiaf.org/@henriquepazin0

https://framapiaf.org/@henriquepazin1

https://framapiaf.org/@henriquepazin2

https://framapiaf.org/@henriquepazin3

https://framapiaf.org/@henriquepazin4

 

 

 

 

Lista de reclamações no Procon de todo país

proconO Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) anunciou o ranking dos setores (assuntos) com mais reclamações no Procon em todo o Brasil.

Reclamações sobre cobrança de taxas ilegais em contratos de telefonia, internet, bancos e financiamentos são constantes no Procon e na justiça brasileira.

É claro que muitas das reclamações feitas junto ao Procon foram solucionadas, por isso, a lista tem objetivo de indicar apenas as áreas que recebem mais reclamações no Procon.

Clique no link a seguir caso você queira saber quais são as 50 empresas com maior número de reclamação. A lista te ajudará a analisar como anda a situação das empresas junto ao Procon.

Confira a lista com os 10 setores com o maior índice de reclamação no Procon:

  1. Telefonia celular
  2. Telefonia fixa
  3. Cartão de crédito
  4. TV por assinatura
  5. Banco comercial
  6. Aparelho celular
  7. Energia elétrica
  8. Financeira
  9. Móveis
  10. Internet (serviços)
  11. Xtrasize reclamações

TELEFONIA LIDERA A LISTA DE RECLAMAÇÕES NO PROCON

As principais reclamações na conta de telefone, por exemplo, são as solicitações indevidas dos chamados serviços de valores adicionais, tais como:

  • Horóscopo
  • Guia de barzinhos
  • Seguros de vida
  • Seguro residencial

Isto se agrava principalmente no caso das linhas de celulares pré-pago, pois o consumidor não tem a fatura para conferir o que está pagando, ou seja, muitas vezes acaba pagando serviços que não solicitou.

Segundo a coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci, as operadoras de celulares são obrigadas a colocar a fatura do cliente no site para que ele possa acompanhar os serviços pagos.

Produtos com Defeito

A lista de reclamação não se refere a empresa prestadoras de serviço. As queixas por defeito em celular novo na garantia são frequentes também no Procon de todo o país. Isso tem levado consumidores a serem indenizados por lojas e fabricantes.

Os celulares lideram a lista de produtos novos com defeito, mas problemas em notebooks, TV, geladeira, entre outros produtos, também têm levado cada vez mais consumidores a buscar ajuda no Procon para resolver as pendências.

As pessoas que buscam ajuda na Justiça ou no Procon a determinação é que a empresa dê um aparelho novo ao cliente ou devolva o valor pago corrigido.

Por que os homens perdem o tesão?

falta-de-libido-masculinoUma dos momentos mais difíceis da vida de um casal é quando o tesão de um dos cônjuges diminui ou mesmo acaba.

No texto anterior, citei alguns fatores que diminuem o desejo sexual, como a falta de cuidado um com o outro, a falta de atenção, os problemas de comunicação, as brigas constantes, a falta de empatia e de compaixão, a falta de admiração e de respeito, disputa de poder na educação dos filhos, os valores divergentes, falta de tempo a dois e todas aquelas coisas do dia-a-dia que desgastam a relação.

Além dos fatores citados acima, naquele texto dei destaque às questões relacionadas à falta de tesão por parte da mulher. Hoje, darei ênfase à falta de desejo masculino.

Porque os homens perdem vontade de transar?

Muitas vezes, quando o homem perde o interesse pela relação sexual, ou não consegue manter uma ereção é comum que a parceira se sinta rejeitada ou que pensamentos povoem sua mente, como por exemplo, “ele tem outra mulher”.

Na verdade, vários são os motivos que podem estar afetando a libido masculina.

A falta de desejo pode ser dar por inúmeros fatores, como baixa de testosterona e/ou uso de medicamentos, baixa autoestima, ansiedade, cansaço, estresse.

O cansaço excessivo e o estresse no trabalho são as causas principais para a diminuição do desejo sexual masculino, ejaculação precoce ou dificuldade para manter uma ereção. Isto se dá porque o estresse e o cansaço provocam alteração no humor o que acarreta brigas entre o casal, falta de interesse em investir na relação, baixa energia para o lazer e baixa libido.

Outro fator relacionado com as disfunções sexuais é a ansiedade. A vida moderna, com suas diversas demandas, cobra um preço árduo ao exigir de todos uma alta performance profissional, física e até sexual. Somos observados, comparados, avaliados o tempo todo e isto gera um grande desgaste psíquico conhecido como ansiedade. Em uma sociedade voltada ao consumo exacerbado e o acúmulo de riquezas, onde as relações interpessoais se tornam cada vez mais distantes e virtuais e a cobrança por resultados é um fator constante na vida das pessoas, é quase impossível que a ansiedade em excesso e altos níveis de estresse não se instalem.

Por isto, na relação a dois, a melhor ferramenta é sempre a comunicação. Detectado uma falta de desejo sexual, ao invés da parceira alimentar sua mente com um tanto de ideias errôneas e pré-julgamentos, é importante tentar buscar informações diretamente com o parceiro. Ter interesse pelo o que acontece no mundo do trabalho, as principais pressões e os medos associados podem ajudar o casal a entender o que está acontecendo e, juntos, encontrarem soluções para os problemas.

Para saber se você está sendo vítima do mundo moderno responda, abaixo às questões, considerando os últimos seis meses.

  1. Na maior parte do tempo sinto-me no limite, como se fosse explodir.
  2. Sinto que o tempo não é suficiente para todas as coisas que preciso fazer.
  3. Meu humor mudar de repente e coisas simples me tiram do sério.
  4. Sinto-me tenso e estressado grande parte do tempo.
  5. Minha mente não para de pensar e acabo me distraindo das minhas atividades.
  6. Tenho sentido reações físicas, como taquicardia, aperto no peito, dor de estômago / cabeça, tonturas, dificuldade em respirar entre outras.
  7. Sinto que há algo errado comigo.
  8. Sinto-me insatisfeito com minha vida em geral.

Se você respondeu sim para a maioria das perguntas é bem provável que sua falta de tesão esteja relacionada à ansiedade excessiva ou ao estresse.

Neste caso, o melhor a fazer é contar com a ajuda de um profissional e iniciar atividades que promovam bem-estar e relaxamento. Uma vida sexual prazerosa e de qualidade melhora a qualidade de vida, reduz o estresse, aumenta a autoestima, aumenta a conexão entre o casal e afeta positivamente o desempenho no trabalho.

Então não abra mão de viver uma vida em sua plenitude. Se você já identificou que algo não vai bem, busque ajuda de um terapeuta sexual.

Saiba mais em: Xtrasize Reclamações

Diabético Pode Tomar Maca Peruana? ➝ Confira tudo aqui!

em dúvidas se diabético tomar Maca Peruana ou não vamos falar um pouco sobre os benefícios da maca peruana e sobre seus efeitos colaterais e cuidados quando fizer uso de incrível alimento, mas que precisa de ser consumido com certa cautela.

A maca peruana assemelha-se a um nabo, reside na família dos brócolis, cresce principalmente no Peru, é considerado um afrodisíaco e pode melhorar a tolerância à glicose.

Raiz de maca é um alimento denso em nutrientes que suporta nosso corpo com mais de 20 aminoácidos, uma variedade de ácidos graxos, vitaminas B1, B2, C e E, mais cálcio do que leite, além de uma série de minerais vitais e antioxidantes.

Diabético Pode Tomar Maca Peruana

Embora estudos definitivos envolvendo a maca peruana sejam escassos, a pesquisa sugere que a raiz beneficia as pessoas com diabetes tipo 2 ao:

    • Auxiliando a distribuição de insulina e tornando nossas células mais sensíveis aos efeitos da insulina.
    • Reduzindo a inflamação associada a doenças crônicas, como diabetes tipo 2.
    • Fibra contribuinte que retarda a digestão e a absorção de glicose.
    • Aumentando nossa energia e resistência para atividades diárias e exercícios.

Em um estudo de 2007, os participantes que comeram uma dieta rica em açúcar também tomaram uma dose diária de maca.

Os pesquisadores descobriram que a maca melhorou significativamente a tolerância à glicose dos participantes e reduziu os níveis de glicose no sangue.

Além disso, tomar maca reduziu os níveis de colesterol LDL considerado como colesterol ruim dos participantes, o colesterol total e os triglicerídeos uma vantagem para a saúde cardiovascular deles.

Mais Benefícios Da Maca Peruana

Além de seus efeitos positivos sobre a função da insulina, os níveis de glicose e a raiz de maca dos lipídios do sangue podem nos ajudar a ficar bem, focados e otimistas:

Como outros alimentos altamente nutritivos e ricos em antioxidantes, a maca é um impulsionador do sistema imunológico que nos ajuda a evitar doenças e infecções.

As propriedades energizantes da maca ajudam a aliviar a fadiga e a depressão frequentemente associadas ao diabetes.

Não é bem compreendido como a maca aumenta a energia, a concentração e o humor, mas é provável que seja devido à influência do equilíbrio hormonal.

A raiz de maca é considerada um adaptogeno, uma substância natural que sustenta o corpo quando enfrentamos desafios estressantes da vida, como um trabalho exigente, movimentação ou controle de uma doença.

Uma vez que ela também afeta positivamente a libido, a saúde reprodutiva e os sintomas da menopausa, a maca é definitivamente um dos super alimentos mais completos do mundo.

Onde Comprar Maca Peruana

A maca pode ser comprada na maioria das lojas de produtos naturais e online; Ele vem em formas de pó, cápsula, líquido e extrato.

Todas as cores de maca amarelo, vermelho e preto são as mais comuns são consideradas benéficas, embora certas cores sejam consideradas mais úteis para condições médicas específicas.

Qualquer que seja a cor, é importante procurar 100% de maca pura em uma colheitadeira de qualidade; variedades cruas e orgânicas são as melhores.

Maca mistura-se facilmente em cereais, chás, molhos para saladas, sopas ou qualquer receita que será complementada pelo sabor de nozes e levemente adocicado da maca.

Os usuários de pó de maca normalmente incorporam de uma a três colheres de chá em sua dieta diária.

O formato em cápsula é o mais comodo de se tomar pois já vem com as dosagens corretas, evitando excessos que podem acontecer nos demais formatos.

Cuidados ao Tomar Maca Peruana

Embora não haja garantia de que a maca irá diminuir nosso açúcar no sangue, ela pode.

As pessoas com diabetes devem monitorar cuidadosamente quando tentam a maca para evitar a hipoglicemia, especialmente se estiverem tomando medicamentos para diabetes.

As pessoas que tomam drogas que alteram os hormônios, as que têm pressão alta e as mulheres grávidas ou que amamentam devem consultar um médico antes de usar a maca.

Embora seja vendida em forma de suplemento, a maca é um alimento mas com um poderoso efeito nutricional que afeta diferentes pessoas de maneira diferente.

Nossa idade, saúde geral e peso corporal são fatores que determinam sua influência.

É melhor começar com uma pequena dose de maca, especialmente se tivermos uma constituição menor, e aumentar gradualmente para uma medida ideal.

Leia Também ➝ Qual a melhor maca peruana

Saiba o que acontece quando você pula o café da manhã

cafe-da-manhaO café da manhã é realmente a refeição mais importante do dia? Segundo um estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition, a resposta é sim. Os pesquisadores apontaram que o hábito de pular a primeira refeição do dia pode aumentar as chances de inflamações e resistência à insulina, favorecendo o risco de obesidade e diabetes tipo 2, fatores associados à síndrome metabólica.

A pesquisa

Pesquisadores da Universidade de Honenheim, na Alemanha, testaram 17 adultos saudáveis em três situações diferentes: um dia em que pularam o café da manhã, um dia em que pularam o jantar e outro dia em que tiveram as três refeições diárias normalmente, segundo informações da revista americana Time. Apesar das mudanças, a quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras nos três dias foi a mesma. Nos dias em que pularam refeições, as outras duas tiveram calorias extras para compensar.

A cada dia, amostras de sangue eram coletadas, entre o período das sete da manhã e as nove da noite, para medir os níveis hormonais, concentrações de glicose e insulina e a atividade do sistema imunológico. Os resultados mostraram que as pessoas queimavam mais calorias em um período de 24 horas quando pulavam o almoço (41 calorias) ou o jantar (91 calorias), comprovando estudos anteriores.

Inflamação crônica

Os níveis de glicose e insulina não mostraram divergências entre os três dias. No entanto, as concentrações de glicose, atividade inflamatória e resistência insulínica eram mais altas quando os participantes não almoçavam ou não tomavam o café da manhã. Embora as pessoas tenham queimado mais os estoques de gordura já existentes nos dias em que pulavam a primeira refeição, e isso possa parecer positivo, segundo os cientistas, podem haver desvantagens em longo prazo.

A prática pode, por exemplo, prejudicar a flexibilidade metabólica, ou seja, a capacidade do corpo de alternar entre a queima de gordura e carboidratos, aumentando as chances de inflamações e o desequilíbrio de glicose no sangue. Como a inflamação crônica é conhecida por afetar a sensibilidade à insulina, ignorar o café da manhã pode contribuir para o comprometimento do metabolismo, o que teria o potencial de aumentar o risco de obesidade e diabetes tipo 2.

Impacto do café da manhã

De acordo com os especialistas, ainda são necessários outros estudos para avaliar o impacto do café da manhã no funcionamento do metabolismo. “Os dados não comprovam que pular o café da manhã afeta os níveis de inflamação. Os pesquisadores apenas mediram os níveis (da dieta sem café da manhã) após o almoço, sendo possível que essa inflamação diminua ao longo do dia”, disse Courtney Peterson, nutricionista da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, à Time.

Fonte: O que comer para emagrecer?

A arte do grafite

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
Tag: é a assinatura de grafiteiro.
Toy: é o grafiteiro iniciante.
Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.