Lista de reclamações no Procon de todo país

proconO Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC) anunciou o ranking dos setores (assuntos) com mais reclamações no Procon em todo o Brasil.

Reclamações sobre cobrança de taxas ilegais em contratos de telefonia, internet, bancos e financiamentos são constantes no Procon e na justiça brasileira.

É claro que muitas das reclamações feitas junto ao Procon foram solucionadas, por isso, a lista tem objetivo de indicar apenas as áreas que recebem mais reclamações no Procon.

Clique no link a seguir caso você queira saber quais são as 50 empresas com maior número de reclamação. A lista te ajudará a analisar como anda a situação das empresas junto ao Procon.

Confira a lista com os 10 setores com o maior índice de reclamação no Procon:

  1. Telefonia celular
  2. Telefonia fixa
  3. Cartão de crédito
  4. TV por assinatura
  5. Banco comercial
  6. Aparelho celular
  7. Energia elétrica
  8. Financeira
  9. Móveis
  10. Internet (serviços)
  11. Xtrasize reclamações

TELEFONIA LIDERA A LISTA DE RECLAMAÇÕES NO PROCON

As principais reclamações na conta de telefone, por exemplo, são as solicitações indevidas dos chamados serviços de valores adicionais, tais como:

  • Horóscopo
  • Guia de barzinhos
  • Seguros de vida
  • Seguro residencial

Isto se agrava principalmente no caso das linhas de celulares pré-pago, pois o consumidor não tem a fatura para conferir o que está pagando, ou seja, muitas vezes acaba pagando serviços que não solicitou.

Segundo a coordenadora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci, as operadoras de celulares são obrigadas a colocar a fatura do cliente no site para que ele possa acompanhar os serviços pagos.

Produtos com Defeito

A lista de reclamação não se refere a empresa prestadoras de serviço. As queixas por defeito em celular novo na garantia são frequentes também no Procon de todo o país. Isso tem levado consumidores a serem indenizados por lojas e fabricantes.

Os celulares lideram a lista de produtos novos com defeito, mas problemas em notebooks, TV, geladeira, entre outros produtos, também têm levado cada vez mais consumidores a buscar ajuda no Procon para resolver as pendências.

As pessoas que buscam ajuda na Justiça ou no Procon a determinação é que a empresa dê um aparelho novo ao cliente ou devolva o valor pago corrigido.

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