Maca Peruana: porque você deve consumir diariamente

Maca peruana é um vegetal de raiz nativa do Peru, cujo uso se remonta a três mil anos antes do nascimento de Cristo.

Mas somente nos últimos séculos, os atributos foram reconhecidos pelo mundo em geral, e esse excelente extrato fez o caminho para a América do Norte e a Europa.

Um adaptogen, por definição, a maca é credenciada com um super-alimento que ajuda a evitar muitas doenças modernas.

A Maca peruana possui benefícios e também alguns efeitos colaterais a serem cautelosos, especialmente se você tem alergias a certas plantas, ou se seu corpo é susceptível a alterações hormonais.

Você também deve saber quando pegar maca e, mais importante, quando NÃO a tomar.

Maca cresce nos picos montanhosos mais inóspitos dos Andes. É praticamente a única planta que pode sobreviver, até mesmo prosperar neste clima extremamente severo.

Assemelha-se a um cruzamento entre um grande rabanete e um nabo, e tem sido usado como alimento básico por séculos pelos habitantes locais.

No século 16, a maca foi cultivada e usada para trocar por estoques essenciais pelos índios Chinchayochas, que trocaram e dotaram os primeiros exploradores espanhóis.

O senso comum dita que, se qualquer coisa que tenha sido usada por muito tempo tenha efeitos adversos, seria bem documentada e escrita nos arquivos de muitas bibliotecas.

Felizmente, devido aos avanços em ciência e tecnologia, realmente sabemos os efeitos colaterais da maca! E eles não são mais sérios do que aqueles de outras ervas ou vegetais que se poderia usar diariamente.

Não tome maca se você tiver problemas de tireoide

maca-peruana1A raiz Maca Peruana é alta em iodo, com 50 ug de porção média. As doses extremamente altas de iodo têm efeitos adversos na glândula tireóidea e podem causar hipotireoidismo (1).

Paradoxalmente, a deficiência de iodo também pode desencadear problemas de tireoide e até causar um bócio também por causa das quantidades concentradas de glucosinolato de maca peruana.

Então, se você tem, ou já teve preocupações relacionadas com sua tireoideia, você pode querer evitar tomar maca (ou, pelo menos, consultar seu primeiro profissional de saúde primário). Se você é deficiente em iodo, a maca provavelmente beneficiaria sua saúde, mas se você tiver uma tireóide sensível, isso poderia causar problemas.

Saiba mais sobre aqui sobre a melhor maca peruana de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*