↑ Retornar para Cartografias Colaborativas

JEO – Mapas

Introdução

Jeo é um tema de WordPress que atua como uma plataforma online de geojornalismo e permite a publicação de notícias como camadas de informação em mapas digitais. Com Jeo, criar a interação entre as camadas de dados e informação contextual é muito mais intuitivo. O tema, que é desenvolvido para ser uma base de child themes, está pronto para conteúdo multilíngüe e facilita as tarefas de publicação. .

Nesse tutorial vamos abordar a instalação do tema, a publicação de um mapa, a publicação de um post e configurações do Jeo.

Histórico

O projeto InfoAmazonia foi criado em 2012, com o objetivo de agregar dados e notícias sobre a Amazônia. Inicialmente o software desenvolvido para o site era complexo de atualizar. Com o intuito de planejar o desenvolvimento do site, fizemos um estudo no final de 2012 que concluiu que a melhor alternativa  a longo prazo para substituir o software era desenvolver um tema para WordPress. Depois do tema desenvolvido e do novo site lançado, decidimos geralizar o tema para facilitar que outras pessoas criem seus próprios sites com mapas.

Ative o tema

Ao criar o seu blog na plataforma CulturaDigital.br, ative o tema Jeo.

Publicando um mapa

Vá em “Mapas > Adicionar novo mapa”.

Como é o primeiro mapa que você cria, ele automaticamente vai para a página inicial do site. Para esse, assim como para todos os outros mapas que você publicar, é automaticamente criada uma página para o mapa.

Publicando um post

Vá em “Post” > “Adicionar novo”.

Verifique se você vê o post no mapa. Talvez seja necessário clicar, na barra de ferramentas, em “Clear GeoJSON Cache”.

Configurando o site

Vá em “Aparência > Configurações do Jeo” As configurações devem ser auto explicativas.

Vá em “Aparência > Configurações do Jeo”.

Próximos passos

Parabéns, você tem seu primeiro site com Jeo! Agora é hora de ir no GitHub e fuçar o código para criar seu primeiro child theme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>


*

Pular para a barra de ferramentas