Ontem participei, como facilitador desta rede (#culturadigitalbr), do primeiro dia de trabalho do Fórum Brasil Conectado.  Conforme combinado, envio meu relato, para subsidiar a rede e permitir assim que tod@s possam opinar sobre os rumos do processo do Programa Nacional de Banda Larga (#pnbl).

Nesta pasta estão os documentos já compartilhados pela coordenação.

O evento, realizado em Brasília, na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP),  começou com uma fala da Ministra da Casa Civil, Erenice Guerra. Ela destacou a centralidade da internet para o mundo globalizado. Também defendeu que o Brasil deixou de ser o país do  futuro para ser uma realidade, colocando a política pública para a rede no rol das ações estratégicas que permitirão a essa sentença tornar-se fato.

O comando dos trabalhos do pleno do Fórum Brasil Conectado esteve a cargo de Cézar Alvarez, Assessor da Presidência da República. (Veja a apresentação dele, retomando o histórico do processo e assumindo compromissos).

A grande notícia do dia foi que todas as contribuições refentes aos temas tratados serão publicadas no site do PNBL. Isso é um grande avanço, considerando que são defesas públicas de interesse que irão nos permitir compreender melhor quais as forças que estão atuando nesse processo.

Além disso, ocorreram duas sessões. Uma sobre “Estímulo às Indústrias e aos Serviços Nacionais” e “Plano Incentivado”,  ambas com mais ou menos duas horas de duração.

Enviamos contribuições para as duas, mas a sensação é que realmente os debates oriundos do campo da cultura ainda não são preocupação da maioria dos demais participantes e do próprio comando do processo.

Creio que devemos, além de oferecer contribuições pontuais aos temas propostos pelos organizadores do FBC – como já estamos fazendo, ainda sem contar com grande apoio da comunidade –  elaborar uma contribuição “universal” dos criadores de conteúdo e levá-la aos responsáveis pela política de banda larga.

Vejam as contribuições que enviamos:

Sessão 5
Sessão 3
Sessão 11

O que acham?

Apresentação da Secretária-Executiva do Fórum Brasil Conectado com a consolidação das propostas recebidas: