Lia Calabre, pesquisadora de setor de políticas culturais da FCRB e Rachel Valença, diretora do Centro de Pesquisa da FCRB, receberam nesta quarta-feira, 03/11/10, Jean-Pascal Quilès, diretor-adjunto do Observatoire des Politiques Culturelles – OPC, a pedido do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

Da esquerda para a direita: Dimitry Ovtchinnikoff, Adido de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França no RJ e Jean-Pascal Quiles, Diretor Adjunto do Observatório Nacional das Políticas Culturais da França, a intérprete da casa, Rachel Valença, Diretora do Centro de Pesquisa da FCRB e Lia Calabre, Chefe do Setor de Política Cultural da FCRB

Jean está em missão no Brasil, se deslocando em 6 cidades do país – Belo Horizonte,  Rio de Janeiro , Brasilia, Recife, Salvador, São Paulo – com o objetivo de recolher o máximo de informações úteis junto à brasileiros experientes e atuantes na área de políticas culturais e sua administração, no sentido de identificar um formato para o futuro embrião  de um OPC no Brasil, bem como os possíveis parceiros na implantação deste projeto.

O encontro na Rui Barbosa é consequência da bem-sucedida reunião do Comitê de Orientação Estratégica em Brasília, realizada em junho de 2010, quando o Ministério das Relações Exteriores apresentou  uma proposta para o componente cultural do acordo de parceria estratégica entre a França e o Brasil. Nesse sentido, foi aventada a possibilidade de se propor uma parceria com o Observatoire des Politiques Culturelles (OPC) de Grenoble.  Esta proposta baseou-se nos inúmeros pedidos de parceiros sobre instrumentos de avaliação e formação no campo cultural, que surgiram após o sucesso dos estágios « Courants du monde »,  organizados pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e pelo Ministério das Relações Exteriores e Europeias. O OPC foi contatado em julho de 2010 e reagiu com entusiasmo à ideia de desenvolver um projeto com o Brasil que poderia ser desdobrado em várias fases e resultar na criação de um OPC brasileiro.

Sobre o Observatoire des Politiques Culturelles

Primeiro observatório cultural territorial criado no mundo, organismo de abrangência nacional, o Observatório de políticas culturais acompanha desde 1989 as políticas culturais públicas na França, na Europa e no mundo. Sua ação é exercida por meio de consultoria aos políticos, às coletividades públicas, aos responsáveis culturais. O Observatório realiza estudos territoriais, organiza encontros, conversações, divulga as informações.

Mais informações no site: http://www.observatoire-culture.net/

Política Cultural em pauta
Share
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Pular para a barra de ferramentas