Dando continuidade à série de oficinas Diálogos Culturais: política, gestão e ação, no próximo sábado, dia 02/07, ocorrerá a oficina Planejamento e Gestão Cultural.

Para tratar do tema estarão presentes: Frederico Lustosa da Costa, professor da UFF, membro da Academia Brasileira de Ciências da Administração e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública; Luciana Guilherme, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED /IE/UFRJ) e professora de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ); e Lílian Lustosa, historiadora e gestora do Memorial Municipal Getúlio Vargas.
A pauta do dia é o debate sobre a importância da prática do Planejamento e os novos desenhos da Gestão Cultural. Sem perder de vista as particularidades da cultura, coloca-se em questão a necessidade do olhar para o planejamento, para potencializar ações e melhorar o emprego de recursos humanos e financeiros. Questões como desafios da gestão, projeto cultural, instrumentos de gerenciamento, acompanhamento e avaliação irão permear o debate.
A oficina dá continuidade aos diálogos ocorridos nos dois primeiros sábados de junho. O primeiro encontro – Cultura e Desenvolvimento – contou com a presença da palestrante Lia Calabre e da professora Clarissa Semensato. Foi visto que a cultura é um caminho para gerar o desenvolvimento (em uma ampla perspectiva). A segunda oficina – Políticas Culturais e Pontos de Cultura – trouxe à tona questões sobre a Política Nacional de Cultura Viva. Deborah Rebello (Fundação Casa de Rui Barbosa) e Guilherme Lopes (Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro) trataram sobre as novas perspectivas dos Pontos de Cultura. O histórico sobre as políticas culturais foi basilar e orientador em ambas as oficinas.
A série Diálogos Culturais: política, gestão e ação é uma ação do Memorial Getúlio Vargas, em parceria com o Setor de Estudos em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa e com o Laboratório de Ações Culturais da UFF; organizada por Annanda Galvão, Clarissa Semensato e Deborah Rebello Lima. A proposta é reunir agentes culturais e interessados do campo da cultura para refletir e debater e compartilhar ideias sobre política cultural, gestão e ação cultural e os impactos da cultura no território.

Quando: 02/07, sábado, das 9h às 13 horas
Onde: Memorial Getúlio Vargas (Praça Luiz de Camões, Rio de Janeiro/RJ)

Mais informações: www.facebook.com/dialogosculturais123 e politica.gestao.acao@gmail.com
Inscrições em: http://goo.gl/forms/VkaYpLBrMu e no local

file-page1

 

Oficina Planejamento e Gestão Cultural – Série Diálogos Culturais
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Pular para a barra de ferramentas