No próximo sábado, dia 09/07 (das 9h às 13h),  a série Diálogos Culturais: política, gestão e ação terá seu último encontro no Memorial Getúlio Vargas. A oficina de encerramento terá como tema a discussão sobre “Cultura e Território”, contará com a presença de Luiz Augusto Rodrigues, professor da Universidade Federal Fluminense e Renata Duarte, da Fundação Casa de Rui Barbosa.

O objetivo é refletir sobre as dinâmicas do território e a interface com práticas culturais. Vamos dialogar sobre distintas AÇÕES CULTURAIS e debater como estas se desdobram no ambiente, gerando desenvolvimento, vínculos, redes e novos caminhos. Estão convidados todos que queiram se inspirar e compartilhar ideias para potencializar efeitos positivos da cultura no território.

Este encontro é parte da série de quatro oficinas ocorridas nos meses de junho e julho de 2016. O primeiro encontro – Cultura e Desenvolvimento – contou com a presença da palestrante Lia Calabre e da professora Clarissa Semensato; foi visto que a cultura é um caminho para gerar o desenvolvimento (em uma ampla perspectiva). A segunda oficina – Políticas Culturais e Pontos de Cultura – trouxe à tona questões sobre a Política Nacional de Cultura Viva. Deborah Rebello (Fundação Casa de Rui Barbosa) e Guilherme Lopes (Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro) foram os convidados na ocasião. O histórico sobre as políticas culturais foi basilar e orientador em ambas as oficinas. O terceiro encontro (Planejamento e Gestão Cultural) trouxe como convidados Luciana Guilherme (Fundação Getúlio Vargas), Lilian Araripe (Memorial Getúlio Vargas) e Frederico Lustosa (Universidade Federal Fluminense) e focou na discussão sobre a importância da cultura do planejamento para a gestão de projetos, ações ou equipamentos culturais, mas sempre respeitando a especificidade do campo.

A série Diálogos Culturais: política, gestão e ação é uma ação do Memorial Getúlio Vargas, em parceria com o Setor de Estudos em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa e com o Laboratório de Ações Culturais da UFF; organizada por Annanda Galvão, Clarissa Semensato e Deborah Rebello Lima; conta com o apoio de Lilian Lusto e Renata Duarte. A proposta é reunir agentes culturais e interessados do campo da cultura para refletir e compartilhar ideias sobre política cultural, gestão e ação cultural.

Oficina Cultura e Território
Quando: 09/07, sábado, das 9h às 13 horas
Onde: Memorial Getúlio Vargas (Praça Luiz de Camões, Rio de Janeiro/RJ)

Mais informações:

www.facebook.com/dialogosculturais123 politica.gestao.acao@gmail.com
Inscrições em: http://goo.gl/forms/VkaYpLBrMu e no local

 

e-flyer Cultura e Território

Oficina Cultura e Território – Série Diálogos Culturais – 09/07
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Pular para a barra de ferramentas