Diante do contexto político atual, no qual destaca-se a crise de confiança na política e em suas instituições, torna-se ainda mais relevante refletir a respeito da democracia e das instituições que deveriam sustentá-la. Quais são os desafios e obstáculos para promoção de uma cultura política democrática no Brasil? Nesse sentido, o Ciclo de Debates: Cultura e Política tem como finalidade contribuir para a reflexão sobre a crise de legitimidade do sistema político e estratégias de enfrentamento, como também sobre a necessidade de repensar a democracia.

O ciclo é composto por mesas de debates organizadas em 5 eixos temáticos: Cultura Política brasileira; Judiciário e democracia; Poder Legislativo, cultura e democracia; Mídia, Cultura e Política; e Políticas públicas de cultura, arte e ciência.

Em 25 de julho de 2016 (das 17h às 20h), foi realizada a Mesa Instituições jurídicas e Direito no Estado liberal democrático, contando com os seguintes convidados: Fernando de Castro Fontainha (Professor do IESP-UERJ), Fabio Kerche (Pesquisador da FCRB) e Rafael Vieira (doutor em direito-PUC-Rio); e como moderador Antonio Herculano (Pesquisador e Diretor do Centro de Pesquisa da FCRB).

Em 24 de novembro de 2016 (das 17 às 20h), foi realizada a Mesa Conflito e Cooperação na interação Executivo-Legislativo, que teve como palestrantes: Fabiano Guilherme Mendes Santos (Professor do IESP/UERJ), Luiz Alberto dos Santos (Professor da EBAPE/FGV e Consultor Legislativo do Senado Federal), e André Luiz Coelho Farias de Souza (Professor da Unirio); e como moderador Marcelo Viana (Setor de Pesquisa em Políticas Culturais/FCRB).

A organização do Ciclo de Debates: Cultura e Política é de Adélia Zimbrão, do Setor de Pesquisa em Políticas Culturais, da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Áudios do evento “Ciclo de Debates: Cultura e Política”
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Pular para a barra de ferramentas