Rui Barbosa é um dos personagens mais conhecidos da história do Brasil. Nascido na Bahia, em 5 de novembro de 1849, fixou-se no Rio de Janeiro em 1879, ao ser eleito para a Assembléia Legislativa da Corte Imperial. Ganhou prestígio como orador, jurista e jornalista defensor das liberdades civis e, por duas vezes, foi candidato à Presidência da República. Estudioso da língua portuguesa, presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Em 1907, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz em Haia e, já no final de sua vida, foi eleito Juiz daquela Corte Internacional.

A casa em que viveu de 1895 a 1923, ano de sua morte, foi adquirida em 1924, com todo o seu acervo pelo governo brasileiro. Desde 1930, é o Museu Casa de Rui Barbosa, que conserva os móveis e objetos da família, a biblioteca de Rui e sua extensa produção intelectual, reunida em arquivos. Cabe à Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição pública federal, vinculada ao Ministério da Cultura, administrar esse patrimônio, promover e publicar estudos e pesquisas sobre a atuação de seu patrono.

Casa de Rui Barbosa

Situada na cidade do Rio de Janeiro, a Fundação Casa de Rui Barbosa preserva e divulga acervos de interesse nacional, por constituírem patrimônio cultural importante, e realiza trabalhos de alcance internacional, oferecendo um espaço reservado ao trabalho intelectual, à consulta de livros e documentos, e à preservação da memória nacional. Não perde de vista a importância do atendimento diário ao visitante e ao usuário dos serviços, desde a simples visita ao jardim até a pesquisa de trabalhos acadêmicos complexos.

As principais atividades da Fundação são:

  • Manutenção, preservação e difusão do Museu Casa de Rui Barbosa e respectivo parque;
  • Formação, preservação e difusão do acervo bibliográfico e documental, destacando-se os laboratórios técnicos;
  • Desenvolvimento de estudos e pesquisas em suas áreas de atuação (estudos ruianos, de política cultural, história, direito e filologia) e em cultura brasileira em geral;
  • Publicação dessas pesquisas e participação de pesquisadores em eventos acadêmicos e científicos;
  • Formação e qualificação de pesquisadores;
  • Utilização plena do seu auditório com atividades de dança, música, literatura, teatro e cinema;
  • Uso de outras dependências para a realização de exposições de acervo ou relacionadas a trabalhos em andamento e de cursos, congressos e seminários;

Fundação Casa de Rui Barbosa
www.casaruibarbosa.gov.br
Rua São Clemente, 134
Botafogo 22260-000
Rio de Janeiro, RJ
Tel.: 21.3289-4600
Exibir mapa ampliado

Share

Uma ideia sobre “Sobre a FCRB

  • 19 de novembro de 2010 às 17:06
    Permalink

    é lindo ler a história do passado da vontade de voltar no tempo se isso fosse posivel é claro é muito importante a consciêcia da preservação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

Pular para a barra de ferramentas