Projeto busca revitalizar o centro da Capital

A partir do próximo sábado, dia 27 de julho, o centro cultural de Florianópolis passa a ser o palco de um projeto de revitalização e humanização, que envolve a administração municipal, empresários, lojistas e agentes culturais.
O projeto “Viva Cidade” é bastante amplo, e resulta de uma iniciativa da prefeitura e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para movimentar uma serie de ruas tradicionais e históricas, trazendo reflexos positivos para todo o centro da cidade. A ideia é que, em alguns anos, o Viva Cidade se transforme em um dos principais eventos de artes e cultura da capital, potencializando os “talentos” de cada região.
Assim, todos os sábados serão diretamente envolvidas as ruas João Pinto, Tiradentes, Antônio Luz, Victor Meirelles e suas transversais, com venda de artesanatos locais, obras de arte, produtos de sebos, brechós, móveis e antiguidades, além da realização de apresentações artísticas. Em cada espaço estará disponibilizado ao público o tipo de iniciativa tradicional do local.
É o chamado “Corredor das Artes”, que pretende levar, literalmente para o meio da rua, o comércio e todas as iniciativas culturais que serão desenvolidas durante os sábados. No dia 27, por exemplo, estão programadas apresentações artísticas de boi-de-mamão e da banda centenária da Lapa, do Ribeirão da Ilha, entre outras atrações.
De acordo com o Instituo de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), a médio prazo deve acontecer também a revitalização física do local, e no projeto amplo, que engloba todo o Centro Histórico, está previsto futuramente o aproveitamento de parte do atual Terminal Urbano Cidade de Florianópolis como um centro de atividades culturais e área de estar para a população.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*