Mostra de Videodança integra o 4° Festival de Dança de Florianópolis

Entre os dias 16 e 18 de agosto acontece no Centro Integrado de Cultura (CIC) o 4° Festival de Dança de Florianópolis, o Prêmio Desterro, que este ano contou com mais de 400 coreografias inscritas e trouxe uma serie de novidades em relação às edições anteriores – como a escolha, pela Comissão Julgadora, do melhor bailarino e da melhor bailarina do festival, vagas garantidas para que os vencedores de cada gênero possam competir em outros concursos nacionais de dança e, para um deles, a chance de disputar uma bolsa de estudos nos Estados Unidos.

Mas talvez a maior novidade seja a Desterro Mostra de Videodança, iniciativa desenvolvida em parceria com o duo Valent, formado por Fernanda do Canto e Javier Di Benedictis, ambos designers que trabalham com pesquisa e produção de projetos audiovisuais e editoriais.

Entre os 48 trabalhos inscritos para a Mostra, havia projetos brasileiros e  também do Canadá, Estados Unidos, Finlândia, Inglaterra, Itália e México. Foram selecionadas 23 produções, todas recentes, que se juntarão a outros 30 títulos convidados provenientes dos cinco continentes, cedidos por videomakers e eventos parceiros do México, da Alemanha e dos Estados Unidos.

A projeção de uma coletânea deste gênero é inédita em Santa Catarina e pela primeira vez no País ocorrerá dentro daprogramação de um festival de dança. A videodança une as linguagens cinematográfica e coreográfica, trazendo aos olhos do espectador ângulos, enquadramentos, cenários, sons, efeitos, cores e demais elementos que não são possíveis no palco ou perceptíveis a quem assiste a uma apresentação de dança na plateia.

As sessões serão gratuitas, abertas ao público, com duração de 60 minutos e ocorrerão em dois horários. Dia 16, das 17h às 18h, haverá sessão especial no cinema do CIC, com apresentação de alguns trabalhos do videomaker e coreógrafo Alex Soares, que também integra o júri do festival. Na ocasião, ele conversará com a plateia. Das 18h às 19h30, a projeção muda para a sala 2 das oficinas de arte, onde permanecerá até o final da mostra. Neste horário, serão exibidos vídeos convidados dos festivas parceiros. Dias 17 e 18, a sessão das 16h às 17h será para vídeos convidados da Mostra Desterro e das 18h30 às 19h30 serão apresentados vídeos selecionados.

Confira os vídeos selecionados e a programação do Festival.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*