III Fórum da Internet no Brasil

O QUE É O FÓRUM?
O Fórum da Internet no Brasil é também o Pré IGF Brasileiro.
O que são estes encontros e por que o CGI.br entendeu convocar o III Fórum da Internet no Brasil também como a Reunião Brasileira Preparatória para o IGF 2013?
forum_internet
O que é o Fórum da Internet no Brasil
O CGI.br promove o Fórum da Internet no Brasil com o objetivo de reunir participantes dos setores governamentais, empresariais, acadêmicos, das organizações da sociedade civil, técnicos, estudantes e todos os interessados e envolvidos nosdebates e temas a respeito da Internet no Brasil e no mundo. O Fórum é portanto um espaço aberto e um convite para debatermos os desafios atuais e futuros da Internet.
Mantendo e aprofundando o modelo multissetorial e multilateral de governança da Internet Brasileira, o CGI.br busca incentivar os principais representantes dos setores que o compõem a acompanharem e opinarem sobre as questões e soluções consensauais para a consolidação e expansão de uma Internet no Brasil diversa, universal, inovadora, que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos, da privacidade, tal como apresentado em sua resolução com os Princípios para a Governança e Uso da Internet.
O que é o Pré IGF
O Fórum de Governança da Internet – IGF foi proposto pela Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação em novembro de 2005, e criado após consultas convocadas pelo Secretário Geral das Nações Unidas em 2006 que também criou o MAG (Multistakeholder Advisory Group) – Grupo Consultivo Multilateral composto por representantes de governos, sociedade civil, academia, iniciativa privada e organizações internacionais e de pesquisa com a finalidade de assessorar o programa e calendário das reuniões do IGF. Desde 2006, anualmente o IGF acontece em cidades sedes escolhidas para tanto. Proposto e coordenado pelo CGI.br, o Brasil sediou o IGF de 2007 na cidade do Rio de Janeiro.
Muito se debate no mundo sobre um modelo apropriado para a governança global da Internet. E muitos se perguntam sobre os métodos e organizações em torno das quais a Internet tem se difundido e continuará a crescer em escala mundial. O modelo brasileiro de governança da Internet preserva sua natureza multistakeholder na formação e composição do CGI.br e tem sido observado internacionalmente como um modelo a ser considerado, debatido, e seguido. Sua formulação é também consolidada no amplo debate da sociedade e de todos os interessados no aprofundamento dos modelos participativos da e pela Internet.
Considerando o universo dos temas do Fórum Brasileiro, com a importância e relevância do debates que se seguirão, o CGI.br deliberou assim constituir o Fórum da Internet no Brasil, para o qual congregam participantes dos mais diversos setores governamentais, empresariais, acadêmicos e do terceiro setor, como a Reunião Brasileira Preparatória para o IGF, agregando as reflexões do Fórum como importantes contribuições multilaterais brasileiras para o Fórum Mundial de Governança da Internet.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*