Sobre as listas, site e redes sociais do FML

Sobre as Listas.

Atualmente existem duas listas ligadas ao Fórum de Mídia Livre. A “Lista do Grupo de Trabalho Executivo”, com 43 participantes: https://groups.google.com/group/fmlgte e a Lista “geral”, criada desde o I Fórum de Mídia Livre, com 240 participantes: https://groups.google.com/group/forum-de-midia-livre/.

Pelo que me lembro, a existência de um GTE composto de entidades do terceiro setor para articular o FML, principalmente o evento FML, foi uma demanda do próprio Fórum, que optou, em sua terceira edição em mudar esta estrutura para Gts temáticos, sendo que um deles possui a função de “enlace”, ou seja, de informar o andamento de cada GT para os demais. Este GT de Enlace é composto por um integrante de cada GT, que pos sua vez revesará a função com os demais integrantes.

A existência de duas listas causou uma série de ruídos durante a construção do 3º Fórum, portanto, proponho que os participantes da lista do GTE migrem para a lista geral, para depois deleta-la.

Outra opção é mantê-la apenas com os integrantes do Grupo de Enlace, dando esta nova função ao recurso. É importante destacar que os dois grupos de emails são pertencentes ao Google em um sistema proprietário, o que vai contra os encaminhamentos do próprio FML. A proposta a médio prazo é migrar toda a lista para uma ferramenta livre, ou ainda, para uma rede social livre. Sugiro que a moderação destes grupos seja compartilhada com o GT de comunicação, ou com quem mais quiser ajudar. Eu me disponho.

Funcionamento dos Gts

É necessário que as pessoas dos Gts se encontrem para se organizar em listas ou redes sociais. Foi criado um formulário compartilhado entre os integrantes do GT de Enlace:

Ciranda (Rita Freire)

Radio Muda (Thiago Novaes)

Alquimidia (Thiago Skárnio)

Pontão da ECO (Ivana Bentes)

Os e-mails que eu não tenho são os seguintes:

Revista Fórum (Adriana Delorenzo) Amarc (Arthur William)

A migração de todos para uma única lista ajudaria nesta organização também. O endereço eletrônico do formulário é o seguinte: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?hl=pt_BR&formkey=dEg5OFQwdzN3UDFFVVpDeE4ydVJ2Unc6MQ#gid=0

Redes Sociais

Atualmente existe um grupo http://www.facebook.com/groups/143715205746228/ e uma comunidade no Facebook: http://www.facebook.com/pages/F%C3%B3rum-de-M%C3%ADdia-Livre/162570857185508 um dos encaminhamentos elencados no 3º FML é a de promover o uso de redes sociais livres. O GT dos Protocolos Livres está tratando deste tema. Atualmente existem alternativas de redes sociais com Software Livre como o Diápora e o Noosfero. Ambas podem ser instaladas no servidor do site do FML. Para isso é necessário acesso ao servidor.

Site

O site oficial do FML (http://www.forumdemidialivre.org/) é desenvolvido com tecnologia WordPress. Recentemente o site sofreu alguns ataques, e está fora do ar. Levando em conta as demandas elencadas anteriormente, de criação de ambientes próprios de diálogos, caso seja inviável a curto prazo a instalação de uma rede social própria, fica a sugestão se se usar o tema P2P do WordPress, que simula uma rede social. Podemos logar no site todos os participantes dos grupos, localizados em categorias. O uso deste tema ou de uma rede social aberta para organizar os Gts pode ser mais produtivo do que uma lista de emails, já que o conteúdo se torna publicitável em posts. Seja qual for a alternativa, é necessário compartilhar a gestão do site.

Esta mensagem está sendo enviada para a lista do GT dos Protocolos Livres, para a avaliação técnicas das alternativas. Quem quiser participar: http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/fml-gt-protocolos