Este blog é parte integrante de um produto encomendado pela Rede de Ensino e Pesquisa (RNP) à FLI Multimídia, empresa especializada em projetos de cultura digital, sobre estratégias para a qualificação do uso das redes nacionais de alta velocidade, com ênfase na cultura.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa desde o início dos anos 2000 vem demonstrando a importância das redes de alta velocidade para a produção do conhecimento científico de forma integrada, além das fronteiras nacionais, entre instituições e países. Com conexões que garantem a qualidade da transmissão e da comunicação, intercâmbios e convênios foram estabelecidos entre universidades em diferentes continentes, que trocam informações e conhecimentos em tempo real, bem como acompanham processos ou acessam conteúdos e laboratórios de forma remota.

Desde sua criação até este ano, a Rede Clara é utilizada prioritariamente por cientistas para projetos das áreas exatas. A instituição, no entanto, pretende ir além e, para isso propôs que fosse feito um mapeamento da comunidade cultural que está potencialmente integrada pela Rede Clara na América Latina com o intuito de identificar potenciais parceiros para intercâmbio e projetos culturais.

Equipe da Fli Multimídia:

Lia Rangel e Rodrigo Savazoni – coordenação geral do projeto

Henrique Costa – pesquisa e redação

Gabriela Agustini – criação do blog e redação

Felipe Lavignatti – criação dos mapas

André Deak – edição